Daniel Lança Perdigão
A PESSOA, A CULTURA E A FELICIDADE
Muitas pessoas lêem o jornal à procura de ofertas de emprego e continuam à espera…
As empresas não fazem ofertas de empregos, procuram pessoas para trabalhar e embora possa parecer o mesmo aos mais desatentos, a verdade é que são coisas completamente diferentes.
Uma das recomendações que dou a quem precisa de encontrar um trabalho é que, já que tem a oportunidade de escolher (sim, tem essa oportunidade), escolha uma empresa na qual possa vir a ser feliz, uma que o apaixone!
Outra das recomendações que costumo dar é que estudem bem a cultura da empresa, antes sequer de a visitar.
A cultura organizacional é um conjunto de comportamentos, normas, atitudes, prioridades e crenças dentro da organização, geralmente aceites ou respeitadas. As culturas variam muito: os gestores podem ser acessíveis ou ter uma política de porta fechada; umas empresas têm muitas regras e tudo se prevê e outras vão-se adaptando ao correr dos tempos e das situações.
Um choque entre a maneira de ser de uma pessoa e a cultura da empresa pode causar desconforto ou mesmo elevados níveis de stress, podendo mesmo criar graves problemas na organização, em certos casos!
Assim, como em tudo na vida, a pessoa deve apaixonar-se pela empresa e pela sua cultura organizacional antes de a escolher como sua entidade patronal.
Não fiquem sentados a ler o jornal (à procura de emprego). Há tanto a investigar e a procurar para encontrar o emprego feliz.
Até amanhã.
Daniel Lança Perdigão
Improvement Agente & General Manager
UpSideUp
Comments