Mind Maps

Mapas Mentais / Estrutura do pensamento

Estas são algumas regras básicas dos Mapas Mentais (ou Mind Maps), de acordo com o que aprendemos com Tony Buzan, o criador do conceito.

Há milhões de mapas mentais, criados por milhões de pessoas, disponíveis na Net e que respeitam estas regras básicas.

Depois de termos estudado com Tony Buzan, temos seguido o nosso caminho, usando os Mapas Mentais, dando formação em escolas e empresas e cimentando relações de parceira com empresas dedicadas ao continuo desenvolvimento desta tão util ferramenta.

PARCEIROS PRINCIPAIS
AYOA Logo.png

AYOA é muito mais que uma solução de Mind Maps, sendo uma suite de aplicações para a criatividade e para a inovação. Somos Global Partner AYOA.

logo17072255.png

Biggerplate é um fantástico repositório de mind maps e de conhecimento, para qualquer área de atividade.

Somos Service Partner Biggerplate.

LOGO Conceptdraw.png

ConceptDraw, um conjunto de soluções visuais, do planeamento à criação de infografias. Somos o Distribuidor Oficial em Portugal.

 
O QUE SÃO MAPAS MENTAIS

 

Os Mapas Mentais ou MindMaps são a melhor ferramenta visual para a estrutura de informação, organização de dados e do trabalho, apoio à memória e ao estudo, preparação de apresentações, formações ou comunicações, criatividade e inovação.

 

Mind Map® ou Mapa Mental é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Mr. Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas, na memorização e na aprendizagem, na criação de manuais, livros e palestras, como ferramenta de brainstorming e de suporte a processos criativos diversos e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. Os Mind Maps® têm aplicação a nível pessoal, da família, educacional e nas situações empresariais, incluindo tomar apontamentos, brainstorming, resumo de temas, livros ou artigos, como mnemónica, para preparação de reuniões ou apresentações ou como forma de nos ajudar a entender uma ideia complexa. Podem também ser usados como forma de promover a colaboração de grupos em sessões de criatividade. Eis alguns exemplos de utilização:

 

  • resolução de problemas

  • desenvolvimento de produtos / soluções

  • representação de estruturas e relações

  • colaboração à distância

  • interligação de palavras e imagens

  • expressividade individual ou criatividade

  • condensação de material de forma concisa e memorável

  • team building e actividades de criação de sinergias

  • melhorar a moral de grupos

 
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO (alunos, mães, pais, professores)

Há vários anos que fazemos formação em Mapas Mentais em Escolas, para Alunos e para Professores. E também para Mães e Pais e outros Educadores.

Com a utilização dos mapas mentais, tanto os alunos como os professores podem organizar melhor a informação, resumir livros, preparar trabalhos e investigação, organizar trabalhos de grupos e muito mais.

Normalmente propomos fazer a formação nas escolas às turmas e aos seus professores, em formações separadas. Os resultados que temos obtido têm-se revelado muito interessantes.

Se quiser desenvolver um programa na sua escola, de qualquer grau de ensino - do ensino primário ao ensino superior, podemos preparar um plano à medida, com temas adequados ao nível de ensino ou mesmo à área de interesse e também em função do número de participantes previstos.

Podemos desenvolver programas de durações variadas, em modelo online, presencial ou híbrido, desde um simples webinar de uma hora a cursos de um dia ou mais.

Qualquer que seja o caso ou simplesmente porque está curioso e quer saber mais, não perca mais tempo. CONTACTE-NOS AQUI.

 
FORMAÇÃO E USO EMPRESARIAL - INOVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

A aplicação dos mapas mentais no mercado empresarial tem efeitos muito semelhantes aos que se obtêm nas escolas.

As áreas de aplicação são ainda mais: organização de informação, investigação, estruturação de ideias, equipas ou projetos, criatividade e suporte a processos de inovação, brainstorming, e muito mais.

Ainda assim temos notado que os adultos oferecem mais resistência à utilização de marcadores, à escrita à mão e à utilização de desenhos, pois há muito que o não fazem.

Para suporte aos processos nas organizações recomendamos normalmente a aprendizagem em três fases:

- formação básica em mapas mentais: conhecer como se fazem, as regras e o desenvolvimento de mapas à mão;

- formação em mapas mentais sobre suporte digital, sendo recomendada a utilização de uma das soluções que representamos, no entanto podemos fazer a formação sobre qualquer software de mapas mentais;

- formação prática sobre casos reais da organização.

ESTA FORMAÇÃO, SEMPRE FEITA À MEDIDA, PODE IR MAIS ALÉM!            (cursos online, presenciais ou híbridos)

Ao usarmos o software AYOA podemos demonstrar como se pode passar do mapa mental à ação, utilizando, de forma integrada, mapas mentais, gestor de tarefas, quadro branco, chat e video conferência, tudo na mesma aplicação.

Ayoa.png
 
CURSOS ABERTOS PARA QUALQUER PESSOA

Se quiser desenvolver um programa na sua escola, de qualquer grau de ensino - do ensino primário ao ensino superior, podemos preparar um plano à medida, com temas adequados ao nível de ensino ou mesmo à área de interesse e também em função do número de participantes previstos.

Podemos desenvolver programas de durações variadas, em modelo online, presencial ou híbrido, desde um simples webinar de uma hora a cursos de um dia ou mais.

Para solicitar informação ou manifestar interesse nestes cursos abertos pode enviar-nos um mail (info@upsideup.pt) ou utilizar o nosso formulário de contacto, neste botão:

 
CERTIFICAÇÕES

O responsável pela formação em Mapas Mentais na UpSideUp é Daniel Lança Perdigão.

Embora tenha uma forte paixão pelo tema e tenha desenvolvido os seus conhecimentos, em auto-estudo, desde 1999, sempre considerou importante aprender com os melhores, por isso decidiu fazer formação com o próprio Tony Buzan (o inventor do conceito) e com a empresa que integrava à data, e também fazer formação e certificações com duas organizações reconhecidas internacionalmente na área dos Mapas Mentais: a Open Genius e a Biggerplate.

com TONY BUZAN - 2011

com THINK BUZAN - 2011

2011

2020

com CHRIS GRIFFITHS - 2011

com OPEN GENIUS - 2020

2011

2021

© 2011-2020 UpSideUp®, UpSquare® e UpStore®  são marcas e iniciativas UpSideUp.pt     |    SITE EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO