Visuais

a melhor forma de comunicar

Linguagem_Visual_(ensaio).jpg

Todos os elementos da comunicação através da visão podem considerar-se "visuais".

Acreditamos que é importante para si, e para todas as pessoas, fazer uma boa utilização destes importantes elementos da comunicação, pois não o fazer equivale a desperdiçar pelo menos 2/3 da nossa capacidade de passar a mensagem.

Por tudo isso, o que fazemos é suportado na comunicação visual e sempre na procura da inovação!

Apresentamos adiante ideias de aplicação de elementos visuais, os cursos que fazemos e as áreas em que aplicamos visuais nos nossos serviços.

Somos há muitos anos membros do IFVP, a comunidade internacional que nos ajuda a desenvolver e nos apoia na promoção dos visuais. Atualmente somos o único membro em Portugal.

IFVPMemberBadge-2021A_0.png
 
O QUE SÃO "VISUAIS"

 

Por definição, a comunicação visual é a prática de representar a informação de forma gráfica ou visual, para criar significado de forma eficaz e eficiente.

​Há muitos tipos de elementos e conteúdos no âmbito da comunicação visual, como simples esboços ou desenhos, a fotografia, conteúdos interativos, as infografias, os gráficos (de barras, de linhas, circulares ou outros), os templates, a banda desenhada ou arte sequencial, os mapas, as plantas, sinalética, os esquemas técnicos, GANTTs, PERTs, a ilustração, a pintura, posters, anúncios, os motion graphics, quadros Kanban, mapas mentais ou conceptuais, elementos do design thinking, protótipos e maquetes, desenho 3D, realidade virtual ou aumentada, o vídeo de qualquer tipo e muito mais. Genericamente vamos designar tudo isso por "VISUAIS".

Para que haja ganhos de eficiência na utilização de visuais, estes devem sempre ser utilizados para amplificar a mensagem, seja esta auditiva (falada, por exemplo) ou escrita. Se os elementos visuais forem utilizados apenas com efeito decorativo, ou de forma não planeada ou mal enquadrados, há o forte risco de se obter um efeito contrário ao pretendido, pois podem confundir os sentidos.

Por tudo isto é fundamental que as pessoas entendam bem os conceitos e que desenvolvam as competências necessárias para poderem produzir um efeito positivo, de valor acrescentado, com a utilização de visuais!

_VIVA.png
_02 ela verde.png
 
APLICAÇÕES DOS "VISUAIS"

 

Os visuais não têm limites no que respeita à sua utilização, no entanto damos aqui alguns exemplos de aplicação onde os resultados são fáceis de relacionar com o aumento de produtividade: estudo e trabalho!

ESTUDO

 

No estudo a aplicação de visuais é fundamental!

 

Esquemas, Mapas Mentais, Sketchnotes e tudo o que é visual ajuda a compreender, memorizar e rever matérias com muito mais facilidade.

Cada aluno adapta-se melhor a um determinado estilo de notas visuais, mas só o pode fazer depois de conhecer as várias possibilidades e de as adaptar ao seu estilo pessoal.

Promovemos geralmente as seguintes ferramentas visuais para aplicação ao estudo:

- Mapas Mentais: desenhados à mão sobre papel ou em suporte digital, em computador ou tablet, de preferência suportados numa aplicação de fácil utilização e muito colorida (o AYOA, por exemplo);

- Notas UpSideUp: um modelo de notas que desenvolvemos e que tem por base o modelo de notas de Cornell, mas que tornámos mais visuais;

- Sketchnotes: o conceito de notas em esboços visuais, que podem ser feitos sobre qualquer caderno ou folha branca ou suportados em aplicações digitais. Gostamos muito do Notability e do Good Notes para esse efeito.

Para quem ganhar o gosto por um destes tipos de notas visuais, estudar (fazer as notas e rever as matérias) passa a ser muito mais divertido!

IMG_6439.HEIC
AYOA KANBAN.png
TRABALHO

 

No trabalho as aplicações são muito diversificadas e dependem muito da profissão que se exerce ou mesmo da área de atividade, mas poucas ou nenhumas haverá em que a comunicação visual não é da maior importância. Vejam-se os exemplos:

A comunicação através da sinalética é de reconhecida importância em qualquer tipo de organização, desde o que nos orienta no trânsito a qualquer tipo de informação na empresa, como orientação para procedimentos, projetos ou aletras de segurança.

Os japoneses têm sido grandes promotores da comunicação visual, nomeadamente em ambientes fabris (lean) e em processos relacionados com a qualidade, pois tudo o que é Kanban, Kamishibai e outras ferramentas, é suportado em quadros visuais interativos.

Quando se faz uma apresentação pública, uma formação, uma reunião na empresa ou uma simples apresentação de produto ou serviço novo, o que é mais utilizado? Um conjunto de suportes visuais, geralmente sob a forma de projeção e muitas vezes elaborado em PowerPoint.

​Não é tudo isto comunicação visual? Não é tudo isto baseado na utilização de visuais?

 
CURSOS

 

Os nossos cursos são entregues em modelo presencial, híbrido ou inteiramente online, o que pode ser sempre definido com cada cliente e de acordo com o que pretendam.

A formação presencial tem muitas vantagens, em especial a interação próxima entre o facilitador e os participantes, e a formação em modelo híbrido e online também tem um conjunto de vantagens, nomeadamente a de ajudar a ultrapassar barreira geográficas e outras.

Nas formações usamos sempre os materiais e as técnias mais adequados a cada modelo:

- em presencial: papel, marcadores, tintas, jogos, vídeos, questionários, trabalhos de grupos, etc.

- em online: os formandos podem usar papel, lápis, canetas e marcadores e usamos, para tudo o que é colaborativo, ferramentas de quadro branco interativo, vídeos interativos, quizzs e questionários online, e muito mais.

A animação tem que ser permanente, seja com jiovens ou com adultos!

Embora as nossas formações sejam sempre desenhadas à medida para cada pessoa, grupo, escola ou empresa, no campo da comunicação visual podemos agrupá-las desta forma:

EMPRESAS (grupos de colaboradores a definir)

  • Pensamento Visual e Comunicação / Visual Thinking and Communication

  • Mapas Mentais como ferramenta para a Criatividade

  • Mapas Mentais para organização do trabalho e aumento de produtividade

 

 

 

ADULTOS (em modelo aberto)

  • Visual Thinking - desenhar sem medo(s)

 

 

 

 

 

JOVENS (em modelo aberto)

  • Pensar com imagens - desenhar coisas e ideias

  • Mapas Mentais para ajudar a pensar, estudar e comunicar

 

 

 

 

ESCOLAS (para Alunos, para Professores ou para ambos)

  • Pensamento Visual na Escola - Notas Visuais e Mapas Mentais

  • Mapas Mentais na Escola - pensar, estudar e comunicar

  • Notas Visuais na Escola - fazer e rever notas nas aulas e em casa

Nota: em qualquer dos cursos temos sempre presente no programa, embora em doses variadas consoante o curso e o público:

os elementos básicos, tipos de letra, íconogramas, ideogramas, metáforas visuais e a construção da biblioteca visual pessoal, a figura humana e um pouco de anatomia, emoções positivas e negativas, a construção de templates e infografias, os mapas mentais e outros esquemas visuais.

2020 UpSide Talks LOGO.jpg
2020 UpSide Online Learning LOGO.png
For U.png
 
OS NOSSOS SERVIÇOS VISUAIS

Os nossos serviços mais reconhecidos são os de GRAPHIC RECORDING e de VISUAL FACILITATION, pois sendo feitos em frente a uma audiência, presencialmente, em conferências e sobre papel, ou de forma digital, em conferências online e através de vídeo conferência, são sempre bem divulgados.

As INFOGRAFIAS e outro tipo de trabalhos visuais são também bastante visíveis, embora geralmente por um público mais restrito.

Sobre estes três tipos de trabalhos fizemos há vários anos o esquema que aqui se apresenta (e também na nossa página genérica de serviços). Seguem exemplos abaixo.

infographic Site UpSideUp Services Graph

Podem encontrar uma galeria de quadros acabados (alguns exemplos) aqui:                     Fazemos cerca de 70 por ano, desde 2011!

 

 

Os serviços que têm menos visibilidade (e vamos deixar a formação de parte) são geralmente produzidos em ambientes mais fechados, muitas vezes sujeitos a acordos de confidencialidade ou, mesmo não sendo, não são divulgados por nós por conterem informação mais sensível.

Esses serviços atravessam muitas vezes as várias etapas do esquema abaixo e têm foco na INOVAÇÃO através da utilização de visuais. Utilizamos a metodologia DESIGN THINKING  ou SERVICE DESIGN e também a APPLIED INNOVATION.

Esses serviços são geralmente definidos caso a caso para cada Cliente e de acordo com as necessidades que nos são expressas.

VIP_INFOGRÁFICO.png