Visuais

a melhor forma de comunicar

Todos os elementos da comunicação através da visão podem considerar-se "visuais".

Acreditamos que é importante para si, e para todas as pessoas, fazer uma boa utilização destes importantes elementos da comunicação, pois não o fazer equivale a desperdiçar pelo menos 2/3 da nossa capacidade de passar a mensagem.

Por tudo isso, o que fazemos é suportado na comunicação visual e sempre na procura da inovação!

Apresentamos adiante ideias de aplicação de elementos visuais, os cursos que fazemos e as áreas em que aplicamos visuais nos nossos serviços.

Somos há muitos anos membros do IFVP, a comunidade internacional que nos ajuda a desenvolver e nos apoia na promoção dos visuais. Atualmente somos o único membro em Portugal.

 
O QUE SÃO "VISUAIS"

 

Por definição, a comunicação visual é a prática de representar a informação de forma gráfica ou visual, para criar significado de forma eficaz e eficiente.

​Há muitos tipos de elementos e conteúdos no âmbito da comunicação visual, como simples esboços ou desenhos, a fotografia, conteúdos interativos, as infografias, os gráficos (de barras, de linhas, circulares ou outros), os templates, a banda desenhada ou arte sequencial, os mapas, as plantas, sinalética, os esquemas técnicos, GANTTs, PERTs, a ilustração, a pintura, posters, anúncios, os motion graphics, quadros Kanban, mapas mentais ou conceptuais, elementos do design thinking, protótipos e maquetes, desenho 3D, realidade virtual ou aumentada, o vídeo de qualquer tipo e muito mais. Genericamente vamos designar tudo isso por "VISUAIS".

Para que haja ganhos de eficiência na utilização de visuais, estes devem sempre ser utilizados para amplificar a mensagem, seja esta auditiva (falada, por exemplo) ou escrita. Se os elementos visuais forem utilizados apenas com efeito decorativo, ou de forma não planeada ou mal enquadrados, há o forte risco de se obter um efeito contrário ao pretendido, pois podem confundir os sentidos.

Por tudo isto é fundamental que as pessoas entendam bem os conceitos e que desenvolvam as competências necessárias para poderem produzir um efeito positivo, de valor acrescentado, com a utilização de visuais!

 
APLICAÇÕES DOS "VISUAIS"

 

Os visuais não têm limites no que respeita à sua utilização, no entanto damos aqui alguns exemplos de aplicação onde os resultados são fáceis de relacionar com o aumento de produtividade: estudo e trabalho!

ESTUDO

 

No estudo a aplicação de visuais é fundamental!

 

Esquemas, Mapas Mentais, Sketchnotes e tudo o que é visual ajuda a compreender, memorizar e rever matérias com muito mais facilidade.

Cada aluno adapta-se melhor a um determinado estilo de notas visuais, mas só o pode fazer depois de conhecer as várias possibilidades e de as adaptar ao seu estilo pessoal.

Promovemos geralmente as seguintes ferramentas visuais para aplicação ao estudo:

- Mapas Mentais: desenhados à mão sobre papel ou em suporte digital, em computador ou tablet, de preferência suportados numa aplicação de fácil utilização e muito colorida (o AYOA, por exemplo);

- Notas UpSideUp: um modelo de notas que desenvolvemos e que tem por base o modelo de notas de Cornell, mas que tornámos mais visuais;

- Sketchnotes: o conceito de notas em esboços visuais, que podem ser feitos sobre qualquer caderno ou folha branca ou suportados em aplicações digitais. Gostamos muito do Notability e do Good Notes para esse efeito.

Para quem ganhar o gosto por um destes tipos de notas visuais, estudar (fazer as notas e rever as matérias) passa a ser muito mais divertido!

TRABALHO

 

No trabalho as aplicações são muito diversificadas e dependem muito da profissão que se exerce ou mesmo da área de atividade, mas poucas ou nenhumas haverá em que a comunicação visual não é da maior importância. Vejam-se os exemplos:

A comunicação através da sinalética é de reconhecida importância em qualquer tipo de organização, desde o que nos orienta no trânsito a qualquer tipo de informação na empresa, como orientação para procedimentos, projetos ou aletras de segurança.

Os japoneses têm sido grandes promotores da comunicação visual, nomeadamente em ambientes fabris (lean) e em processos relacionados com a qualidade, pois tudo o que é Kanban, Kamishibai e outras ferramentas, é suportado em quadros visuais interativos.

Quando se faz uma apresentação pública, uma formação, uma reunião na empresa ou uma simples apresentação de produto ou serviço novo, o que é mais utilizado? Um conjunto de suportes visuais, geralmente sob a forma de projeção e muitas vezes elaborado em PowerPoint.

​Não é tudo isto comunicação visual? Não é tudo isto baseado na utilização de visuais?

 
CURSOS

 

Os nossos cursos são entregues em modelo presencial, híbrido ou inteiramente online, o que pode ser sempre definido com cada cliente e de acordo com o que pretendam.

A formação presencial tem muitas vantagens, em especial a interação próxima entre o facilitador e os participantes, e a formação em modelo híbrido e online também tem um conjunto de vantagens, nomeadamente a de ajudar a ultrapassar barreira geográficas e outras.

Nas formações usamos sempre os materiais e as técnias mais adequados a cada modelo:

- em presencial: papel, marcadores, tintas, jogos, vídeos, questionários, trabalhos de grupos, etc.

- em online: os formandos podem usar papel, lápis, canetas e marcadores e usamos, para tudo o que é colaborativo, ferramentas de quadro branco interativo, vídeos interativos, quizzs e questionários online, e muito mais.

A animação tem que ser permanente, seja com jiovens ou com adultos!

Embora as nossas formações sejam sempre desenhadas à medida para cada pessoa, grupo, escola ou empresa, no campo da comunicação visual podemos agrupá-las desta forma:

EMPRESAS (grupos de colaboradores a definir)

  • Pensamento Visual e Comunicação / Visual Thinking and Communication

  • Mapas Mentais como ferramenta para a Criatividade

  • Mapas Mentais para organização do trabalho e aumento de produtividade

 

 

 

ADULTOS (em modelo aberto)

  • Visual Thinking - desenhar sem medo(s)

 

 

 

 

 

JOVENS (em modelo aberto)

  • Pensar com imagens - desenhar coisas e ideias

  • Mapas Mentais para ajudar a pensar, estudar e comunicar

 

 

 

 

ESCOLAS (para Alunos, para Professores ou para ambos)

  • Pensamento Visual na Escola - Notas Visuais e Mapas Mentais

  • Mapas Mentais na Escola - pensar, estudar e comunicar

  • Notas Visuais na Escola - fazer e rever notas nas aulas e em casa

Nota: em qualquer dos cursos temos sempre presente no programa, embora em doses variadas consoante o curso e o público:

os elementos básicos, tipos de letra, íconogramas, ideogramas, metáforas visuais e a construção da biblioteca visual pessoal, a figura humana e um pouco de anatomia, emoções positivas e negativas, a construção de templates e infografias, os mapas mentais e outros esquemas visuais.

 
OS NOSSOS SERVIÇOS VISUAIS

Os nossos serviços mais reconhecidos são os de GRAPHIC RECORDING e de VISUAL FACILITATION, pois sendo feitos em frente a uma audiência, presencialmente, em conferências e sobre papel, ou de forma digital, em conferências online e através de vídeo conferência, são sempre bem divulgados.

As INFOGRAFIAS e outro tipo de trabalhos visuais são também bastante visíveis, embora geralmente por um público mais restrito.

Sobre estes três tipos de trabalhos fizemos há vários anos o esquema que aqui se apresenta (e também na nossa página genérica de serviços). Seguem exemplos abaixo.

Podem encontrar uma galeria de quadros acabados (alguns exemplos) aqui:                     Fazemos cerca de 70 por ano, desde 2011!

 

 

Os serviços que têm menos visibilidade (e vamos deixar a formação de parte) são geralmente produzidos em ambientes mais fechados, muitas vezes sujeitos a acordos de confidencialidade ou, mesmo não sendo, não são divulgados por nós por conterem informação mais sensível.

Esses serviços atravessam muitas vezes as várias etapas do esquema abaixo e têm foco na INOVAÇÃO através da utilização de visuais. Utilizamos a metodologia DESIGN THINKING  ou SERVICE DESIGN e também a APPLIED INNOVATION.

Esses serviços são geralmente definidos caso a caso para cada Cliente e de acordo com as necessidades que nos são expressas.

© 2011-2020 UpSideUp®, UpSquare® e UpStore®  são marcas e iniciativas UpSideUp.pt     |    SITE EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO