top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

480 minutos por dia

Ouvi uma vez dizer a alguém que não se atrevia a ler romances com muitas páginas pois isso levaria muito tempo. Essa mesma pessoa, mais perto do final da vida descobriu que o tempo passou na mesma e que os livros tinham ficado por ler – na altura a sua visão já não permitia

mudar de ideias…

Na verdade, um dia tem 1.440 minutos e ao referir 480 estou apenas a referir-me ao tempo médio de trabalho, numa organização com um período laboral de 8 horas. Há com mais, há com menos, este é o nosso exemplo.

Muitos de nós queixamo-nos que o dia não rende, que muitas vezes chegamos ao final do dia ou da semana e parece que tudo ficou por fazer. Desculpamo-nos com o e-mail, com o telefone, com as interrupções, com tudo o que serve para deixarmos de lado algumas tarefas que deveríamos executar, mas que a malvada da procrastinação não nos deixa acabar. Não nos deixa começar!

Então, aqui fica a minha sugestão.

480 minutos (dito assim parece uma imensidão de tempo) é mesmo muito tempo quando comparado com 15 minutos.

Agora façam algumas contas comigo:

  1. um mês tem 22 dias úteis, logo, 22×15=330;

  2. um ano tem 11 meses de trabalho, logo, 11×330=3630

Isto significa que se usarmos 15 minutos por dia para uma determinada tarefa, poderemos aplicar, sem qualquer esforço, 5 horas e meia num mês ou, se for uma tarefa de longo prazo, mais de 7 dias e meio de trabalho num ano.

Vejamos o exemplo do livro. Tem 500 páginas, o que significa que nunca mais vai acabar… e não o começo a ler, embora seja um livro técnico, sobre um tema muito importante para mim.

Se dedicar os primeiros 10 períodos de 15 minutos a desenvolver uma técnica de leitura rápida (que poderei afinar com uma formação adequada) posso facilmente duplicar a minha velocidade de leitura. Se sou dos que leem devagar, posso passar de, por exemplo, 200 para 400 palavras por minuto.

Vou analisar o livro no meu 11º período de 15 minutos e apercebo-me de que cada página tem cerca de 350 palavras (mas estimemos 400) e ainda consigo ler o índice a capa e o prefácio. Descobri que há apenas cerca de 380 páginas que me interessam. Usei 11 períodos de 15 minutos (menos de 3 horas), em cerca de meio mês, a melhorar as minhas competências.

Então, se a partir do 12º período de 15 minutos ler 15 páginas por dia, preciso de… apenas cerca de 25 dias para ler o livro e ainda posso acrescentar mais dois períodos para rever alguns tópicos ou tomar umas notas.

Nunca iria acreditar! O livro ficou lido em pouco mais de 5 semanas!

Este é apenas um exemplo, mas estou certo que para cada um de nós será fácil extrapolar este exemplo para qualquer projeto das nossas vidas, profissionais ou mesmo pessoais.

Para trabalharmos nesta perspectiva temos que começar por estruturar o nosso dia. Dividi-lo mentalmente em “pedaços” de 15 minutos.

Depois é importante perceber em que período ou períodos do dia é mais fácil obter um “pedaço” (ou mais que um, se houver mais projetos) em que consigamos eliminar tudo o que nos possa perturbar e onde devemos estar.

Este é um processo de aprendizagem e, com a prática, vamos verificar que temos 32 períodos de 15 minutos ao longo do dia e que, quando automatizarmos esta forma de trabalhar, vamos conseguir criar períodos adequados a cada projeto e obter um desempenho pessoal e profissional muito superior ao que tínhamos antes.

Então, quanto tempo levou a ler esta pequena reflexão? Mais ou menos de 5 minutos?

Vai valer a pena. É simples, mais rápido e mais barato, em tempo e dinheiro, que uma formação em “gestão do tempo” (algo em que não acredito).

Seja dono do seu tempo!

Daniel B. Right, Business Consultant ,tradução livre de UpSideUp.pt

7 visualizações0 comentário

InnovationXperience

bottom of page