top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

PESSOAS A VER – FORMA DE AS ENVOLVER

Quantas vezes sentimos a necessidade de que nos “mostrem” o que querem dizer e quantas vezes, nós próprios, temos a tendência de acompanhar as nossas descrições com uns rabiscos, talvez até num guardanapo?

IMG_0288

Isto acontece porque a maioria de nós [cerca de 2/3] é visual, ou seja, captamos melhor a informação através do sentido da visão e registamo-la, mais facilmente, em imagens do que em palavras. Mesmo quem não é visual tem uma forte percentagem de visual [próxima da componente auditiva].

Assim, é fácil perceber que o desenvolvimento das nossas capacidades de comunicação visual é muito importante para nos fazermos entender! E qualquer coisa feita por nós, para representar a nossa ideia, é melhor do que usar templates de PowerPoint ou de Keynote! Não é preciso ser designer ou artista – qualquer pessoa consegue desenhar os elementos básicos da comunicação visual [círculos, quadrados, triângulos e pontos].

Claro que se quisermos ser eficazes, podemos desenvolver conhecimentos e capacidades para fazer sketch notes [notas visuais], mind maps [mapas mentais], graphic recording [registo gráfico], etc., e utilizar os materiais adequados!

É um enorme prazer, quando expomos o que quer que seja, acompanhado de esquemas visuais, ouvir a exclamação: “Ah! Assim já estou a ver!“.

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão

Improvement Agente & General Manager

UpSideUp

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

InnovationXperience

bottom of page