top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

OS COLABORADORES COLABORAM BEM!


Os empregados colaboram, o líder é responsável!

Os empregados colaboram, o líder é responsável!


As pessoas podem ser motivadas extrínseca ou intrinsecamente. A motivação extrínseca deriva da antecipação de reações ou motivadores externos como louvor, reconhecimento, dinheiro (positivos) ou então falta de reconhecimento ou punição (negativos). Tanto os motivadores positivos como negativos têm vantagens e desvantagens. Os positivos podem levar os colaboradores a esperar recompensa simplesmente por fazerem o seu trabalho, enquanto os negativos podem ajudar a completar uma tarefa melhor ou mais depressa, mas com efeitos perversos no longo prazo.

A motivação intrínseca vem de dentro, do sentido de missão, do desfrutar da sua função e da satisfação de um trabalho bem feito. Esta motivação pode ser nutrida pelos empregadores criando ou desenhando funções que sirvam na perfeição aos colaboradores, ou vice-versa, juntando tarefas de forma apelativa, alargando as funções do colaborador, delegando responsabilidades e aumentando o controle de cada colaborador sobre as suas próprias responsabilidades.

Os colaboradores colaboram bem, resta aos seus empregadores (os verdadeiros responsáveis) descobrir como fazer aparecer o que cada um tem de melhor. Fica a reflexão!

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão

Improvement Agente & General Manager

UpSideUp

Nota: adaptado de Michael W. Preis
5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

InnovationXperience

bottom of page