top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

O preço certo?

Há uma dúvida que me tem assolado o espírito! Qual é o preço certo para cada ação de formação, para cada atividade de consultoria, para cada serviço que prestamos?

A resposta parece quase óbvia: é aquele que nos deixe confortáveis, enquanto prestadores do serviço sem que o valor afaste o cliente, ou seja cobre o custo,


proporciona alguma margem e o cliente compra!


Ótimo, obrigado por essa ajuda!


A minha duvida é mesmo: porque é que há, no nosso pequeno mercado, diferenças na escada de 1 para 10 (ou mais) em relação aos preços que se vêem publicitados?


Será que quem vende com preços muito baixos vende muito? Sera que quem vende com preços muito altos (nesta escala) vende pouco e não se importa? Será que quem anuncia preços elevados nunca os pratica, aplicando sempre grandes descontos?


Vamos a um exemplo académico:

1) Uma ação de formação de duração de X horas, é vendida a 75€. A empresa divulga, consegue 14 inscritos, a quem tem que passar 14 faturas, 1 desiste e é reembolsado... imenso trabalho administrativo! No fim empresa realiza 975€!

2) Outra empresa anuncia uma ação semelhante (mesmo tema e duração) por 800€. Comparativamente é caro! Assim, só consegue três inscritos! pouco trabalho administrativo e realiza 2.400€. Pode até dedicar-se um pouco mais e pagar melhor a que lhe presta o serviço (talvez até nem pague!). Pode até dar algum acompanhamento posterior aos formandos.

3) Ainda outra empresa decide vender o mesmo programa, mas num modelo pouco interativo - apenas pelo chat, mais estilo webinar, e disponibiliza um conteúdo em vídeo, tudo por 19€. Coloca à venda num plataforma online e, pagando uma pequena taxa, digamos, 3%, não tem trabalho administrativo. Não há direito a cancelamento. Tem 150 inscritos. Realiza 2.764,50€.


Qual a receita correta? Em qual destas empresas apostariam para esta formação, caso não conhecessem nenhuma antes, nem conhecessem o formador? O que vos daria confiança em cada uma? Porque alguma das formações há-de ser melhor ou pior que as outras?


Conhecer este modelo é importante!


Qual o preço certo?

23 visualizações0 comentário

InnovationXperience

bottom of page