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  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

Líderes e Organizações Visuais, sinónimo de eficiência

O que são Líderes Visuais?

Se os líderes têm como objetivo levar as suas organizações e os seus colaboradores para “destinos” que ainda não existem – a sua “visão”, se pretendem criar nos outros sentido de responsabilidade, se pretendem dar a conhecer as suas ideias e se pretendem que cada um dos seus colaboradores se assuma como responsável pelas tarefas, atividades, projetos ou equipas a seu cargo, nada como mostrar e expor as ideias de forma tão clara quanto possível para permitir um entendimento preciso do que cada um tem que fazer.

E organizações visuais?

As organizações são visuais quando qualquer dos seus colaboradores consegue comunicar com apoio de imagens, metáforas e modelos, que muito mais depressa mostram o que se pretende e ilustram o que se diz.

Quando os líderes e a generalidade das pessoas numa organização entendem o poder da comunicação visual então passam a ser feitas reuniões visuais, criados templates e ambientes em que a imagem provoca a imaginação e a decisão mais rápidas e são definidos e desenhados esquemas e planos visuais que permitem que qualquer pessoa, dentro e fora da organização, entenda com clareza o que se pretende transmitir.

Cada um de nós ainda se deve recordar do tempo em que gostava de desenhar! Era tão fácil explicar aos outros (pais, irmãos, colegas, amigos…) o que se pretendia mostrar. E depois perdemos essa habilidade, muitas vezes apenas porque alguém (incorretamente) nos disse que não tínhamos jeito para o fazer ou porque nos disseram que desenhar é “coisa de criança”. E retraímo-nos até perder o hábito.

É tão fácil perceber o impacto da comunicação visual! Basta que cada um pense sobre o que lhe capta a atenção. É a televisão ou a rádio? São os livros técnicos ilustrados ou aqueles apenas com texto? São os oradores que apenas falam e leem ou aqueles que mostram?

Se sabemos o que nos capta a atenção a nós próprios, então porque não refletir e usar as mesmas ferramentas quando queremos que os nossos colegas, colaboradores ou clientes reparem em nós e memorizem o que lhes “dizemos”?

Toda a comunicação na organização se pode tornar num Storytelling visual! E para ser eficaz precisa de 7 simples cuidados:

  1. Design simples e adequado – não decoração;

  2. Personalização – adequação a cada organização e situação;

  3. Utilidade – usar sempre e só quando seja útil;

  4. Personalidade – deve refletir a cultura e valores;

  5. Enriquecer a história com valor – verdadeiro valor;

  6. Amplificação em tempo-real – não PowerPoints elaborados;

  7. Utilização de metáforas – a falar também se podem construir imagens.

Sabendo que a maioria das pessoas é predominantemente visual, é evidente que para aumentar a eficiência da comunicação devemos usar tudo o que temos ao nosso dispor. Falar e escrever corretamente e utilizar os meios visuais adequados em cada situação, para amplificar a eficiência da comunicação. Podemos comunicar 10 a 15 vezes melhor, mais depressa e de forma mais eficiente se utilizarmos a combinação certa de meios ao nosso dispor.

Nem todos sabem como o fazer! Mas há quem saiba!

Daniel Lança Perdigão, Improvement Agent, UpSideUp.pt

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