top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

Industry 4.0

Podemos ficar perplexos ao ouvir falar pela primeira vez de Industry 4.0, pois não é comum ouvir falar da 3.0 ou de qualquer versão anterior. A primeira revolução industrial aconteceu com a utilização de energias auxiliares. Com o aparecimento da electricidade, das linhas de montagem e da produção em série surge a 2.0. Com a automatização de processos e máquinas e a introdução massiva das tecnologias de informação a 3.0.

industry workers people in factory

Industry 4.0 – pessoal de engenharia numa unidade fabril com equipamentos modernos computorizados


A indústria 4.0 diz respeito à quarta revolução industrial, com a introdução da IoT (Internet of Things) e da IoS (Internet of Services).

Com este enquadramento, é fácil sair da fase Ignorance 1.0!

Entramos então na fase IDIoTS 1.0 (IDentificar a Internet of Things and Services !), ou seja, na identificação (ID) com mais rigor do que é a Internet of Things & Services (IoTS) e a Industry 4.0.

Também se ouve falar muito de Design Thinking, Service Design ou Digital Transformation, hoje em dia aplicadas a tudo, desde pessoas a processos, serviços a indústrias, websites e eventos. Com razão, pois o mundo está a passar por essa transformação, nenhuma organização quer, nem pode ficar de fora e é fundamental percebê-la e obter a ajuda de especialistas!

Então a Industry 4.0 não é mais do que a aplicação destas metodologias inovadoras na indústria, para proporcionar uma total ligação entre sistemas automatizados (físicos e virtuais, dentro e fora da empresa e tanto a montante como a jusante da cadeia de valor) processando informação, em tempo real, através da rede (Internet ou proprietária) para simplificar a vida às pessoas e tornar as organização mais eficientes.

Sabendo isto e tomando a iniciativa de aderir ao conceito, qualquer um pode afirmar com segurança que está já na fase Smart 1.0 (conhecer)!

Para começar basta uma simples spark! Se quiserem saber mais, se estão focados na re-industrialização de Portugal ou simplesmente estão de alguma forma interessados em processos de inovação ou empreendedorismo, não deixem passar esta onda…

DANIEL LANÇA PERDIGÃO, UpSideUp.pt

3 visualizações0 comentário

InnovationXperience

bottom of page