top of page
Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

Fez hoje 42 anos… que jornada!

Este blog é sobre a experiência das pessoas e faz hoje 42 anos que temos uma experiência muito especial.


Se o aniversariante fosse uma pessoa, poder-se-ia dizer que tinha passado uma infância e até uma juventude muito revoltada com os tempos que antecederam o seu nascimento. E teve boas oportunidades e excelentes subsídios à educação, por exemplo… só não os soube aproveitar!

Nós, os que somos da Geração X, também não temos assim muito que falar desses tempos, pois há 42 anos estaríamos provavelmente na escola primária, talvez já na preparatória e alguns até ainda nem tinham nascido, tal como os da Geração Y ou da Z, para quem o que se passou há 42 anos faz parte da História, e, na maior parte dos casos, é pouco conhecida ou nem lhe ligam a mínima!

A verdade é que depois da juventude vem a idade adulta, mas nem por isso, no caso do nosso aniversariante, a experiência foi muito famosa.

Se o aniversariante fosse uma pessoa nascida em Lisboa, diria que se tratava de um candidato a “homeless” a quem, de tempos a tempos (há uns tempos) lhe disponibilizavam dinheiro suficiente para ir fazer umas boas férias em Cabo Verde ou mesmo comprar uma casa ou um carro que nunca iria conseguir (nem conseguiu) pagar.

É suposto que, com quarenta e dois anos, já se tenha algum juízo e discernimento, mas não parece ser o caso do nosso aniversariante, pois tem andado muito, mas vira à esquerda e depois à direita, e cada vez que muda de rumo faz novos planos de vida e abandona (quase) tudo aquilo em que, aparentemente, estava empenhado. Umas vezes porque tem o Sol de frente, outras porque tem o Sol de trás. Muda muito e na maior parte das vezes não é para melhor, seja a curva apertada ou suave, a viragem à esquerda ou à direita.

Não há dúvida que seria interessante mapear a jornada de quem tem acompanhado o aniversariante ao longo deste período (1974-2016). Quem conhece Design Thinking designa esse mapeamento das experiências ao longo de um determinado período de tempo por “Journey Mapping” e sabe bem o interessante que é e o muito que nos revela!

Se unirmos esforços conseguimos ajudar o aniversariante a ter uma vida regrada, normal, própria de alguém com maturidade (Maturidade -s.f. Efeito ou circunstância da pessoa que se encontra numa fase adulta; estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento).

…que jornada!

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão, Visual Improvement Agent, UpSideUp.pt

10 visualizações0 comentário

Comments


InnovationXperience

bottom of page