top of page
  • Foto do escritorDaniel Lança Perdigão

ARMAS ANTI-MOTIVAÇÃO

Estava ontem a escrever sobre a liberdade, quando de imediato me ocorreu que muita gente, em muitas empresas, sabe exatamente como (des)motivar os seus colaboradores.

Discourage Or Encourage Keys To Motivate Or Deter

Se bem que há empresas preocupadas (pessoas nas empresas) com a motivação dos seus colaboradores, como forma de criar níveis interessantes de atração e de de retenção, contratando ações de formação (em liderança ou motivação por exemplo), ações de consultoria (em revisão de processos para envolver mais as pessoas a todos os níveis) ou palestras motivicionais, há também situações precisamente opostas!

Estava ontem a escrever sobre liberdade quando me lembrei deste tema!

De facto assistimos, em diversas empresas, à contratação ou promoção de elementos medíocres (em especial do ponto de vista relacional) para assumir posições de chefia de topo (não de liderança), com propósitos diferentes dos que nos poderiam parecer mais racionais. São pessoas que são tão boas a ser más que conseguem, através de uma forte cria(nega)tividade, desenvolver mecanismos inimagináveis para que os colaboradores desesperem e acabem por sair das organizações pelo seu pé (logo sem aquilo a que a Lei lhes dá direito). Podemos chamar-lhes armas anti-motivação. Uma forme ardilosa de fazer donwsizing a baixo custo.

Estava ontem a escrever sobre liberdade quando estes pensamentos me ocorreram e fiquei na dúvida se haverá, ou não, mecanismos de proteção para que as pessoas possam dar a conhecer estas situações. Será que a ACT – Autoridade para as Condições no Trabalho pode intervir nestes casos? É que não são coisas palpáveis, muito óbvias. São antes estratégias de médio e longo prazo que, por desgaste, vão arrasando os nervos das pessoas – muitas vezes quadros competentes – por forma a ir ao encontro de planos de deslocalização ou outras mudanças de estratégia.

E deixo a pergunta: como envolver as pessoas para desenvolver mecanismos de proteção para este tipo de situações e à economia nacional? É que destas situações tem resultado, geralmente, a deslocalização para outras geografias.

Até amanhã.

Daniel Lança Perdigão

Improvement Agente & General Manager

UpSideUp

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

InnovationXperience

bottom of page