© 2011-2019 UpSideUp® e UpSquare®, marcas e iniciativas UpSideUp.pt     |    SITE EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO

Visual Facilitation / Facilitação Visual

 

Nos processos de facilitação, vamos certificar-nos de que os participantes estão com o mindset correto, por forma a que as suas aptidões e competências sejam devidamente estimuladas por constantes desafios que vamos lançando.

 

Não sendo necessariamente especialistas nos assuntos que vão ser tratados durante o dia, os trabalhos beneficiarão pelo facto de procurarmos antecipadamente tomar contacto e desenvolver conhecimentos sobre o tema do projeto, o que nos ajudará a desenvolver e colocar perguntas provocadoras e a estimular novas formas de pensar.

 

Faz também parte do nosso trabalho aportar metodologias visuais que apoiem e estimulem o processo criativo. Nós mantemos o foco no processo para que os participantes possam todos manter o foco nos conteúdos e alcançar os objetivos propostos nos tempos determinados, cujo controle e garantia são também da nossa responsabilidade.

 

Seremos sempre neutros ao longo das conversas, mas faremos perguntas desafiantes e colocaremos em causa ideias e suposições.

 

Vamos também garantir que todos têm igual oportunidade de participar, contribuindo com as suas opiniões e ideias, e apoiaremos aqueles que eventualmente possam ter mais dificuldade em fazê-lo. Vamos procurar evitar distrações e manter os participantes sempre focados, por forma a aumentar a produtividade da sessão.

 

Suportaremos o nosso trabalho em visuais, quer em templates, que podemos preparar antecipadamente, como noutros que iremos criando ao longo do dia. Qualquer ideia pode ser representada visualmente, assim como histórias complexas podem ser contadas através de desenhos. 

 

A forma visual como vamos expondo as ideias ajudará a captar a atenção que queremos que os participantes depositem nelas, pois todos irão repensar a forma como trabalham e mostram as informações que vão produzindo. 

 

Desenvolvemos, no momento, pictogramas (imagens para representar coisas) e ideogramas (imagens para representar conceitos abstratos). A utilização de visuais, com palavras, imagens, setas, caixas, esquemas, fluxos de informação e outros elementos, é parte integrante da Facilitação Visual e ajuda a maior parte a entender melhor e mais depressa os conceitos transmitidos.