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_ Condições Gerais de Fornecimento _

 

Condições Gerais de Fornecimento UpSideUp

versão 1.09, em vigor desde 8 de março de 2019

 

atualizações desde 2014, sobr a v.1.03:

v.1.04 - setembro de 2016 - atualização de produtos Neuland e software Odessa-ConceptDraw (Cl. 8ª, números 7. e 8.)

v.1.05 - julho de 2017 - atualização de alguns preços em serviços de alterações de vídeo (Cl. 8ª, número 2.)

v.1.06 - agosto 2017 - alargamento dos serviços de Graphic Design (Cl. 8ª, número 3.)

v.1.06 - agosto 2017- inclusão do software Nevron-MyDraw (Cl. 8ª, número 9.)

v.1.06 - agosto de 2017 - inclusão dos serviços de Digital Signage / TV Corporativa (Cl. 8ª, número 10.)

v.1.07 - setembro de 2017 - inclusão de definições relativos a produções de Vídeo (Cl. 8ª, número 2.)

v.1.08 - novembro de 2017 - remoção da gama Neuland (Cl. 8ª, número 7.)

v.1.09 - março de 2019 - acrescida a marca OpenGenius (Cl.8ª, numero 9) avançando os seguintes números da cláusula 8ª

 

 

 

Cláusula 1ª - Âmbito da aplicação

 

 

1. As presentes Condições Gerais (CG) regulam as relações entre a UpSideUp CCDTI, Lda., adiante designada apenas por UpSideUp e o Cliente e aplicam-se a todos os serviços contratados à UpSideUp, sob as marcas UpSideUp®, UpSquare® ou UpSquare-Digital®, quando explicitamente mencionados neste documento, prevalecendo sobre quaisquer acordos que não sejam reduzidos a escrito.


2. Aditamentos, exclusões ou alterações às presentes CG só serão válidas se aceites, por escrito, pela UpSideUp.

 

 

Cláusula 2ª - Propostas, Encomendas e Condições Particulares

 

 

1. As encomendas de produtos ou serviços feitas à UpSideUp, só serão válidas quando transmitidas por escrito através de nota de encomenda, pedido de compra ou email.


2. Entende-se por “condições particulares” (CP), acordos formalizados por orçamento com a expressa aceitação de ambas as partes.
 

3. As relações entre a UpSideUp e o Cliente serão exclusivamente regidas pelas CP de cada encomenda e as disposições das presentes CG.
 

4. Cancelamentos recebidos pela UpSideUp poderão implicar o pagamento, por parte do Cliente, de todas as despesas e perdas decorrentes e lucros cessantes, designadamente produtos já adquiridos, valor/hora pelo trabalho despendido de preparação, mediante apresentação por parte da UpSideUp.

 

5. Por regra todas as propostas e orçamentos deverão indicar o seu prazo de validade. Quando, por omissão, esse prazo não seja indicado, a validade de cada proposta é de 30 dias de calendário, podendo ser prolongada, quando solicitada, mediante envio de novo prazo, por parte da UpSideUp sob forma escrita.

 

 

Cláusula 3ª - Preços

 

 

1. Todos os preços mencionados de forma verbal ou escrita são acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

 

2. Apenas serão válidos para efeitos de adjudicação, preços transmitidos por escrito pela UpSideUp ou quando transmitidos verbalmente, ficarão válidos após pagamento e posterior confirmação de aceitação do serviço por parte da UpSideUp.

 

 

Cláusula 4ª - Condições de pagamento

 

 

1. O pagamento relativo a qualquer serviço ou produto deverá ser efetuado na totalidade, a pronto-pagamento, com a adjudicação, através de transferência bancária, salvo condições excepcionalmente acordadas por escrito, caso em que poderão ser estabelecidas condições para pagamento até ao limite de 30 dias ou outras excepcionais - quando seja aprovado crédito pelo nosso departamento financeiro.

 

2. Todas as encomendas de produtos físicos (por exemplo, da marca Neuland) ou aplicativos informáticos (por exemplo, software Odessa Conceptdraw ou Nevron MyDraw) terão que ser liquidadas antes do seu fornecimento, seja para entrega de produtos físicos, seja para envio de chaves de ativação (Activation Keys) para software.

 

3. As encomendas de outros produtos físicos (por exemplo, Computadores ou Ecrãs) terão que ser liquidadas na totalidade antes do seu fornecimento ou num mínimo de 50% no ato da encomenda, quando o acordo da UpSideUp com os respetivos fabricantes assim o permita.

 

4. Para transferências bancárias estes são os dados bancários da UpSideUp:

IBAN: PT50 0033 0000 4541 7806086 05

BIC/SWIFT: BCOMPTPL

 

O IBAN será indicado indicado em todas as faturas a apresentar.

 

 

Cláusula 5ª - Mora e incumprimento

 

 

1. Em caso de atraso no pagamento em relação às datas indicadas na fatura, o Cliente fica obrigada a pagar à UpSideUp CCDTI Lda. juros de mora calculados à taxa de 5% ao mês ou à taxa legal em vigor, se superior, sem prejuízo do direito da UpSideUp à compensação por eventuais danos que lhe tiverem sido causados por esse incumprimento.

 

2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a falta de liquidação de faturas pelo Cliente confere à UpSideUp, além dos direitos fixados por lei ou condição particular, o direito de suspender de imediato e sem pré aviso, quaisquer fornecimentos acordados até à liquidação integral da dívida vencida.

 

 

Cláusula 6ª - Alterações a serviços ou cancelamentos

 

 

Quaisquer cancelamentos de encomendas ou alterações ao formato, datas, âmbito ou conteúdo de determinado serviço contratado à UpSideUp, têm de ser solicitados por escrito e apenas serão aceites caso não impliquem qualquer tipo de perda para a UpSideUp, ou caso o Cliente assuma o respetivo pagamento.

 

 

Cláusula 7ª - Prazos de execução

 

 

1. Os prazos de execução são sempre indicados pela UpSideUp ao Cliente por escrito, ou acordados entre o Cliente e a UpSideUp, também por escrito, devendo a UpSideUp garantir a execução dentro dos prazos definidos e o Cliente confirmar que a entrega nesses prazos está de acordo com os seus interesses.

 

2. Sempre que, em função da natureza do trabalho em questão, haja, nos prazos indicados ou nas fases interativas, quaisquer atrasos na resposta por parte do Cliente, esses atrasos implicarão acréscimo de dias, num período equivalente a cada atraso, ao prazo total de execução previamente acordado ou indicado pela UpSideUp.

 

3. Quando haja uma data limite para entrega de qualquer trabalho - determinada pelo Cliente - atrasos na reposta por parte do Cliente, em quaisquer fases interativas, podem pôr em causa a qualidade do trabalho ou mesmo a sua execução, não podendo a UpSideUp ser por tal responsabilizada quando antecipadamente tenha entregue um plano dos trabalhos com referência à duração estimada de cada etapa, em dias úteis ou horas, consoante cada tipo de serviço.

 

4. Quando haja compressão de prazos por evidente responsabilidade do Cliente - conforme referido no ponto 3., o mesmo pode solicitar atempadamente a realização de serviços em horas extra-plano (pós-laboral ou dias de descanso) e a UpSideUp, tendo disponibilidade para o fazer, pode refazer o plano de trabalhos, apresentando ao Cliente a respetiva nota de honorários adicionais, ficando a realização desses serviços pendente de aceitação dos respetivos custos por parte do Cliente.

 

5. Quando a UpSideUp não consiga cumprir os prazos pré-estabelecidos para a entrega de qualquer serviço, por seu erro de estimativa ou planeamento, ou por quaisquer outros factores de sua exclusiva responsabilidade:

 

a) a UpSideUp indica ao Cliente novo prazo e o Cliente pode aceitá-lo ou pode propor outro em alternativa, que a UpSideUp deverá validar e confirmar ou não, ou;

 

b) caso o Cliente não aceite o novo prazo proposto, podem ser acordadas novas condições para a entrega do trabalho com atraso, ou;

 

c) o Cliente pode não aceitar o trabalho e a UpSideUp assumirá todos os seus custos com a produção do serviço até ao momento, não concluindo o trabalho nem aceitando qualquer pagamento relativo a esse serviço por parte do cliente.

 

 

Cláusula 8ª - Aplicáveis a serviços ou produtos específicos

 

 

1. Graphic Recording

    (registo gráfico em papel de grandes formatos, presencial ou remoto, ou em suporte digital)

 

  1. a) Os valores propostos ou faturados para os serviços não incluem despesas de deslocação para trabalhos realizados a mais de 50 Km de Lisboa, sendo estes valores mencionados nos orçamentos e faturas como um item adicional. Valores de deslocação e de alojamento poderão ser acrescidos ao orçamento consoante a localização e duração dos serviços.

  2.  

  3. b) Este trabalho obedece a um processo que é explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.

  4.  

  5. c) Os colaboradores da UpSideUp responsáveis pelo registo gráfico necessitam aceder com cerca de 30 minutos a 1 hora de antecedência ao local onde o trabalho vai ser realizado e de permanecer no mesmo até ao máximo de 1 hora.

  6.  

  7. d) Até ao dia anterior ao início da realização do serviço de Graphic Recording o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no(s) quadro(s) a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:

    1. - Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);

    2. - Cor ou cores aproximadas;

    3. - Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);

    4. - Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);

    5. - Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);

    6. - Quaisquer outros específicos do Cliente.

  8. Não sendo prestada qualquer informação a UpSideUp será livre de criar de acordo com o que lhe pareça mais adequado.

  9.  

  10. e) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base de cada painel produzido, a seguinte referência "Graphic Recording by UpSideUp.pt 2019" (com indicação do ano corrente) ou simplesmente uma assinatura e "upsideup.pt". Caso o Cliente pretenda o quadro sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.

  11.  

  12. f) O orçamento apresentado dá o direito ao Cliente de:

    1. - utilizar os quadros originais produzidos em papel, expondo-os onde entender, desde que mantenha nos mesmos a assinatura do autor e a referência à UpSideUp;

    2. - reproduzir os quadros em papel de forma digital (fotografia ou digitalização) ou em papel, para divulgação interna na sua organização ou junto dos seus associados, se for o caso, bem como para distribuição pelos participantes no evento.

    3.  

  13. g) Com base no orçamento apresentado:

    1. - o Cliente não pode reproduzir nem utilizar partes isoladas de qualquer dos quadros produzidos em papel ou digital (exemplo: uma imagem, um icon, um logo, algum lettring, etc.) sob qualquer forma física ou digital;

    2. - o Cliente não pode reproduzir, no todo ou em parte, qualquer dos quadros ou das imagens neles constantes em qualquer forma ou sob qualquer suporte que venha a ser comercializado.

  14. Caso alguma destas situações se levante a mesma deve ser colocada por escrito à UpSideUp, para que o valor correspondente conste do orçamento apresentado antes do serviço, ou para que sejam apresentadas condições especiais ou prestada autorização por escrito pela UpSideUp, se após o serviço.  

  15.  

  16. h) A UpSideUp necessita sempre de espaço suficiente para colocação do seu material e para trabalhar, em função do tipo de quadro a realizar (papel ou digital), com boa visibilidade para os oradores e com boas condições acústicas. Uma cadeira, uma pequena mesa e uma garrafa de água deverão também ser assegurados pelo cliente, excepto se o técnico da UpSideUp prescindir de qualquer deles. Não sendo facultadas essas condições a UpSideUp não pode garantir a qualidade do trabalho.

  17.  

 

2. Produções de Vídeo

    (Whiteboard videos, Micro-vídeos, GR video, Motion Graphics 2D ou 3D, Cartoon, 2D Animation, Screencast, Real Live)

 

  1. a) Este trabalho obedece a um processo que é explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.

  2.  

  3. b) O guião (PT-PT) (ou roteiro (PT-BR) ou script (EN)), quando executado com o apoio de um guionista da UpSideUp, prevê:

  4. - até dois ciclos de revisão por telefone ou Skype (até 2 horas cada), no caso de filmes desenhados ou Real Live sem atores;

  5. - até três ciclos de revisão por telefone ou Skype ou mesmo presencial, se assim definido no orçamento (até 2 horas cada), no caso de filmes com atores, e tem de ser sempre aprovado por escrito (mail) pelo Cliente.

  6.  

  7. c) Quando o guião é concebido exclusivamente pelo guionista da UpSideUp, prevê dois ciclos de revisão por telefone ou Skype (até máximo de 4 horas no total) e tem de ser aprovado por escrito (mail) pelo Cliente.

  8.  

  9. d) Os prazos de execução dos vídeos a indicar pela UpSideUp iniciam-se após aprovação da versão final do guião (que pode incluir, ou não, textos para locução ou para atores e que pode ter, ou não, storyboard). O prazo normal é de 4 semanas (20 dias úteis) caso não seja indicado outro na nossa proposta. O guião/roteiro técnico, quando aplicável, é feito pelo produtor, realizador e equipa técnica, dentro dos prazos indicados.

  10.  

  11. e) No caso das Video Reportagens o prazo de execução inicia-se na data em que se faz a recolha de imagens ou a primeira recolha de imagens. Nestes casos, não havendo Guião, a UpSideUp monta o vídeo com as imagens, que no seu critério e de acordo com a sua experiência, melhor representem o espírito do evento e/ou a(s) mensagem(ns) que o Cliente pretenda transmitir e tenha comunicado com clareza à UpSideUp. A seleção das imagens e som constantes nos vídeos são feitas pela UpSideUp, não carecendo de aprovação por parte do Cliente.

  12.  

  13. f) A UpSideUp é livre de utilizar quaisquer imagens disponibilizadas pelo Cliente ou recolhidas durante eventuais filmagens feitas para o vídeo a produzir para o Cliente. Quando o Cliente não mencione expressamente, no ato da encomenda, interesse em receber os brutos, esses são propriedade da UpSideUp e não serão disponibilizados ao Cliente, excepto se o Cliente solicitar, encomendar e pagar o serviço de revisão total dos brutos, previamente à sua entrega. Por regra não entregamos os brutos dos vídeos.

  14.  

  15. g) Após montagem final do filme (com ou sem Guião) o Cliente tem direito a fazer até três emendas ou uma revisão (ou mais, se indicado de forma explicita no orçamento), na qual deverá mencionar todas as emendas ou alterações solicitadas, tendo em conta o mencionado em 2.a) e em 2.h), não se contemplando alterações ao Guião ou Storyboard aprovados (ou produzidos pelo cliente). Emendas ou revisões adicionais têm o valor mínimo de 250€ + IVA ou de 20% do valor total do vídeo, aplicando-se o que for maior. Mediante solicitação do cliente poderá ser fornecida uma proposta com valores para as alterações solicitadas.

  16. Para orientação seguem alguns valores mínimos pré-estabelecidos para os diversos tipos de alterações possíveis (e acumuláveis, consoante o que for aplicável):

    1. - Valor base para edição do vídeo: 125€ + IVA, ao que acrescem os trabalhos realizados:

      1. - Alteração de Locução UpSideUp (PT até 250 palavras e até 90 seg): 100€+ IVA

      2. - Alteração de Locução UpSideUp (PT 251/450 palavras e até 3 min.): 130€+ IVA

      3. - Alteração de Locução UpSideUp (PT 451/750 palavras e até 5 min.): 170€+ IVA

      4. - Alteração de Locução UpSideUp (PT mais de 750 palavras ou  de 5 min.): 210€+ IVA

      5. - Alteração da Locução Profissional Externo ou outros idiomas: depende do locutor, mínimo 2 X PT

      6. - Alteração de Storyboard Desenho a P&B: 50€+ IVA por cena ou desenho a alterar

      7. - Alteração de Storyboard Desenho Cor ou Cores: 100€+ IVA por cena ou desenho a alterar

      8. - Alteração de Vídeo Real Live: mínimo de 125€ + IVA por cada 5 seg. ou cena a alterar

  17.  

  18. h) Pedidos de alteração a um guião aprovado, elaborado pela UpSideUp ou conjuntamente, só serão efectuadas mediante pagamento de novo guião. As alterações a qualquer guião aprovado, mesmo que elaborado pelo cliente, implicam o pagamento de todos os serviços já realizados desde a data de aprovação e que tenham que ser executados de novo pela UpSideUp por essa razão.

  19.  

  20. i) Até ao momento de aprovação do guião (antes de se iniciar a fase de desenho, criação de grafismos ou recolha de imagens) o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no vídeo a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:

    1. - Regras de branding (se existir manual de regras e se forem obrigatoriamente aplicáveis ao vídeo) - o manual de regras deve ser disponibilizado à UpSideUp;

    2. - Logotipo (qual ou quais especificamente podem ou não ser usados - a fornecer à UpSideUp em JPEG ou, preferencialmente, em formatos abertos, como PSD ou AI, por exemplo);

    3. - Tipos de letra (Fonte e typeface) - se alguma obrigatória o Cliente deve disponibiliza-la à UpSideUp;

    4. - Cor ou cores específicas (deve indicar-se RGB, Pantone ou CMYK) - pode haver limites;

    5. - Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);

    6. - Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);

    7. - Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);

    8. - Tabelas ou cópias de ecrã a reproduzir quando aplicável - cópias de ecrãs ou sequências de ecrãs em vídeo a utilizar no vídeo a produzir devem ser disponibilizados à UpSideUp;

    9. - Pessoas que não possam ou não queiram aparecer no vídeo - devrão ser indicados os nomes e a empresa deve informar a(s) pessoa(s) sobre as datas de eventuais filmagens na empresa para que esta(s) informe(m) os técnicos, no local e no momento, de que não pretende(m) ser filmada(s);

    10. - Quaisquer outros específicos do Cliente.

  21. o sendo prestada qualquer informação e em relação a tudo o que for omisso a UpSideUp será livre de criar ou registar imagens de acordo com o que lhe pareça mais adequado.

  22.  

  23. j) A UpSideUp indica na sua proposta o fim a que o vídeo se destina - em função do que o Cliente solicitou - e o preço do mesmo é estabelecido em função do serviço prestado e também do uso para o qual fica licenciado.

  24. Por exemplo, um vídeo encomendado para uso num website não fica utomaticamente licenciado para uso nas redes sociais se tal não for explicitamente mencionado na proposta apresentada e adjudicada (no contrato).

  25. Caso o Cliente pretenda usar sem limites o material produzido deve mencioná-lo à UpSideUp e não referir que o pretende para uso no website (ainda dentro do mesmo exemplo).

  26.  

  27. k) Algumas definições:

  28. - Guião (PT-PT), Roteiro (PT-BR) ou Script (EN): é a descrição do vídeo e das ações comportamentais e verbais que ocorrem no decurso da apresentação, comunicação ou história. Geralmente é dividido em cenas, numeradas ou não, que descrevem cenários e personagens. Pode conter textos a incluir junto com imagens, bem como a narração e vozes do locutor e/ou das personagens, quando aplicável;

  29. - Storyboard: é o conjunto de esboços que comunicam visualmente como organizar a narrativa, normalmente separado em partes que correspondem a partes do guião. No caso de Storyboard para vídeos desenhados (WhiteBoard, GR Vídeo, Motion Graphics, 2D ou 3D animation e outros), cada cena do Storyboard corresponde normalmente a uma cena desenhada no vídeo;

  30. - Guião Técnico: é desenvolvido pela direção e equipa técnicas, após a aprovação do Guião e dá indicações quanto ao posicionamento das câmeras, uso de gruas e outros maquinismos, iluminação, efeitos audiovisuais, etc.

  31.  

  32. l) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar no final de cada vídeo produzido, por um tempo aproximado de 3 segundos, a seguinte referência "Produção UpSideUp.pt 2019" (com indicação do ano de produção). Caso o Cliente pretenda o vídeo sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.

  33.  

 

3. Conteúdos Visuais / Graphic Design / Desenho ou Pintura não digital

    (Infografia, Logotipo, Brochura, Documentos em Slides (ex:PPT), Banda Desenhada, etc.)

 

  1. a) Estes trabalhos obedecem a um processo que é explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.

  2.  

  3. b) A UpSideUp é livre de utilizar quaisquer imagens disponibilizadas pelo Cliente.

  4.  

  5. c) Consoante o tipo de trabalho (excetuam-se, naturalmente, trabalhos realizados de forma não digital e em tempo real), o Cliente poderá ter direito a fazer até três pequenas emendas ou uma revisão, na qual deverá mencionar todas as alterações solicitadas. Emendas ou revisões adicionais têm o valor mínimo equivalente a 25% do valor total do serviço, para serviços digitais (exemplo: logotipo ou infografia digital) ou um valor mínimo equivalente a 60% do valor total do serviço, para serviços não digitais (exemplo: desenhos à mão, pinturas, etc.).

  6.  

  7. d) Até à data de adjudicação ou em conjunto com a adjudicação o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar na(s) infografia(s) a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:

    1. - Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);

    2. - Logotipo (qual ou quais especificamente podem ou não ser usados - a fornecer em JPEG);

    3. - Tipos de letra (Fonte e typeface) - se alguma obrigatória o Cliente deve disponibiliza-la à UpSideUp;

    4. - Cor ou cores específicas (deve indicar-se RGB, Pantone ou CMYK) - pode haver limites;

    5. - Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);

    6. - Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);

    7. - Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);

    8. - Tabelas ou cópias de ecrã a reproduzir quando aplicável;

    9. - Quaisquer outros específicos do Cliente.

  8. As especificidades de cor, tipo de letra e afins só são aplicáveis no caso de produções digitais. Quando o desenho seja produzido à mão funcionará por aproximação face ao limite de cores disponíveis.

  9. o sendo prestada qualquer informação e em relação ao que for omisso a UpSideUp será livre de criar de acordo com o que lhe pareça mais adequado.

  10.  

  11. e) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base ou na lateral de cada infografia ou banda desenhada produzida, a seguinte referência "Created by UpSideUp.pt 2019" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda a infografia ou a BD sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.

 

 

4. Facilitação visual / reuniões

  1.  

a) Este trabalho obedece a um processo que é explicado ao Cliente, sendo fundamental o respeito pelo mesmo como forma de garantir o sucesso da sessão.

 

b) Este serviço deverá ser adjudicado com um mínimo de uma semana de antecedência.

 

c) O Cliente deverá informar o Facilitador, com uma semana de antecedência, sobre o tema e os objetivos da reunião.

 

d) Deverá ser facultada ao Facilitador informação sobre todos os participantes, caracterizando, se aplicável, caso ou casos de pessoas que requeiram alguma atenção especial.

 

e) Até ao dia anterior à realização do serviço de Facilitação o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no(s) quadro(s) a produzir (quando e sempre que a facilitação seja acompanhada de registo gráfico para uso futuro), caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:

- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);

- Cor ou cores aproximadas;

- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);

- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);

- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);

- Quaisquer outros específicos do Cliente.

Não sendo prestada qualquer informação a UpSideUp será livre de criar de acordo com o que lhe pareça mais adequado.

 

f) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base de todos os materiais visuais produzidos para a sessão ou sessões de facilitação com o Cliente, a seguinte referência "Visuals by UpSideUp.pt 2017" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda os visuais sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento. Exceptuam-se visuais ou templates cuja concepção seja propriedade UpSideUp e, nesse casos, os materiais terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".

 

g) O orçamento apresentado dá o direito ao Cliente de:

      1. - utilizar os quadros originais produzidos em papel, expondo-os onde entender, desde que mantenha nos mesmos a assinatura do autor e a referência à UpSideUp;

      2. - reproduzir os quadros em papel de forma digital (fotografia ou digitalização) ou em papel, para divulgação interna na sua organização ou junto dos seus associados, se for o caso, bem como para distribuição pelos participantes no evento.

      3.  

  1.  h) Com base no orçamento apresentado:

    1. - o Cliente não pode reproduzir nem utilizar partes isoladas de qualquer dos quadros produzidos em papel ou digital (exemplo: uma imagem, um icon, um logo, algum lettring, etc.) sob qualquer forma física ou digital;

    2. - o Cliente não pode reproduzir, no todo ou em parte, qualquer dos quadros ou das imagens neles constantes em qualquer forma ou sob qualquer suporte que venha a ser comercializado.

  2. Caso alguma destas situações se levante a mesma deve ser colocada por escrito à UpSideUp, para que o valor correspondente conste do orçamento apresentado antes do serviço, ou para que sejam apresentadas condições especiais ou prestada autorização por escrito pela UpSideUp, se após o serviço.

  3.  

  4. i) A UpSideUp necessita sempre de espaço suficiente para colocação do seu material e para trabalhar, em função do tipo de quadro a realizar (papel ou digital), com boa visibilidade para os oradores e com boas condições acústicas. Uma cadeira, uma pequena mesa e uma garrafa de água deverão também ser assegurados pelo cliente, excepto se o técnico da UpSideUp prescindir de qualquer deles. Não sendo facultadas essas condições a UpSideUp não pode garantir a qualidade do trabalho.  

 

 

5. Serviços de Consultoria à Inovação

 

a) Estes serviços incluem, mas não estão limitados a, serviços baseados em Design Thinking, Service Design, Digital Transformation, CPS-Creative Problem Solving, Lateral Thinking, Business Model Canvas, Event Canvas, Sales Cycle Canvas, MindMaps ou outras metodologias associadas à criatividade e inovação, ações de apoio a startups ou ao desenvolvimento de novas áreas de negócio ou produtos - designados pela UpSideUp como StartUp Challenge® (marca registada UpSideUp).

 

b) Estes serviços obedecem a processos que são explicados ao Cliente, devendo ser aceites por este, pois é fundamental o respeito pelos mesmos como forma de garantir os resultados da sessão ou sessões a desenvolver.

 

c) A UpSideUp não pode dar quaisquer garantias ao Cliente de que, com estes serviços, a startup, o projeto, o novo produto, o novo processo, o novo serviço ou a nova área de negócio, como exemplos, vão ter sucesso.

 

d) A UpSideUp não pode também garantir que a metodologia proposta ou o número de sessões sugeridos, sejam sempre adequados ou suficientes aos objectivos do Cliente, face ao número de variáveis envolvidas em todos os processos de inovação.

 

e) Este tipo de serviços deverá ser adjudicado com um mínimo de uma semana de antecedência e a UpSideUp presta sempre um serviço de preparação por conta do Cliente - a realizar nas instalações da UpSideUp - antes de avançar com quaisquer sessões presenciais com o Cliente.

 

f) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base de todos os materiais visuais produzidos durante ou previamente para utilização nas sessões com o Cliente, a seguinte referência "Visuals by UpSideUp.pt 2017" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda os visuais sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento. Exceptuam-se visuais ou templates cuja concepção seja propriedade UpSideUp e, nesse casos, os materiais terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".

 

 

6. Serviços de Formação

 

Os serviços de formação UpSideUp podem ser realizados para escolas de qualquer ciclo (consoante as matérias, do 1º ciclo à universidade), em modelo aberto ou inter-empresas (acessível a particulares e empresas), em modelo intra-empresas (exclusivo para participantes de uma empresa ou de um grupo de empresas) ou em modelo de parceria (realizado para ou com outras empresas de formação ou de consultoria, nossos parceiros).

 

Nas formações em modelo intra-empresas a UpSideUp garante sempre a realização de ações de diagnóstico e de follow-up, que poderão ser excluídas apenas por pedido expresso do cliente. Essas ações de diagnóstico permitem uma adequação das formações a cada empresa e a cada grupo específico de participantes.

 

Com exceção dos modelos aberto ou inter-empresas é sempre útil receber um perfil dos participantes (sejam colaboradores das empresas ou alunos de escolas) para que seja possível adequar os conteúdos programáticos, informação essa que não será guardada em qualquer base de dados nem utilizada para qualquer outro fim.

 

Outras questões a ter em consideração:

 

a) Os formadores da UpSideUp poderão ser colaboradores internos ou externos da empresa, estando garantida a sua competência para a área de formação que venham a ministrar;

 

b) Todos os formadores e colaboradores da UpSideUp respeitam o seu Código de Ética, disponível online em http://www.upsideup.pt/codigo-de-etica;

 

c) Todas as metodologias, conteúdos, templates, questionários, suportes visuais e documentação, usados durante a formação ou entregues aos participantes, são Copyright e Propriedade da UpSideUp CCDTI, Lda. e apenas podem ser usados para consulta por cada participante no formato em que foi entregue (eletrónico ou físico), não podendo ser copiados, transcritos, fotografaos, digitalizados ou reproduzidos por qualquer outro meio, nem disponibilizados a qualquer outra entidade - organização ou pessoa, para qualquer efeito, sem prévia autorização escrita da UpSideUp. 

 

d) Sempre que a formação seja ministrada através de entidade terceira (conforme mencionado no primeiro parágrafo deste ponto 6. da Cláusula 8ª) e o programa e/ou os conteúdos tenham sido desenvolvidos ou preparados pela UpSideUp - mesmo que em template do parceiro (exemplo: template de PowerPoint com a marca/logo do parceiro), essa formação só pode ser executada por formadores da UpSideUp mediante condições acordadas previamente e após faturação respetiva ter sido emitida pela UpSideUp, conforme mencionado na Cláusula 4., ponto 1.

 

e) A UpSideUp desenvolve conteúdos e programas de formação que podem ser adquiridos por outras entidades, com condições e direitos de utilização a acordar no ato da contratação desse serviço à UpSideUp.

 

 

7. Neuland - não comercializamos presentemente (desde Nov.2017) - Informações em breve

 

 

8. Licenças de software da marca Odessa - Conceptdraw (Diagram, MindMap e Project)

 

a) Todos os produtos da marca Odessa - Conceptdraw, representada e distribuída em Portugal pela UpSideUp, deverão ser pagos antecipadamente, no ato da encomenda.

 

b) As chaves de ativação (Activation Keys) são normalmente entregues até dois (2) dias úteis após confirmação do pagamento.

 

c) Face à sua volatilidade, as chaves de ativação não podem ser disponibilizadas pelo produtor do software sem que haja confirmação antecipada do pagamento.

 

d) A Tabela de Preços destas licenças (ConceptDraw Diagram, MindMap e Project) é, geralmente, publicada trimestralmente, podendo ser disponilizada a pedido dum cliente e sempre que tal se justifique.

 

e) Podem ser fornecidos Packs (ConceptDraw Diagram+Projetc, Diagram+MindMap ou Office 5, com os 3 produtos Diagram, MindMap e Project) ou Multi-User Licenses (Packs de 5, 10, 20, 50 ou 100) e Multi-User Extra Licenses (quantidades variáveis a adicionar aos Packs em múltiplos de 1), com aplicação de níveis de desconto por volume e a determinar pela UpSideUp (consoante o histórico de cada cliente - prazos habituais de pagamento, cliente noutras áreas, etc.)

 

f) Existem versões específicas para o meio Académico (Educação) e para organizações de solidariedade social (vulgo em Inglês: non-profit), estando o seu fornecimento sujeito à apresentação dos comprovativos exigidos pelo fabricante e indicados pela UpSideUp ao Cliente e à aprovação final por parte da Odessa - ConceptDraw. A UpSideUp tudo fará para prestar os esclarecimentos necessários à Odessa, com vista a demonstrar a elegibilidade de cada entidade candidata a estas licenças com preços especiais.

 

g) Cada licença Odessa-ConceptDraw pode ser instalada em 2 equipamentos em simultâneo (um Apple com MacOS e um PC com Windows).

 

 

9. Licenças de software da marca OpenGenius (iMindMap e DropTask)

 

a) Todos os produtos da marca OpenGenius - representada e distribuída em Portugal pela UpSideUp, deverão ser pagos antecipadamente, no ato da encomenda.

 

b) As chaves de ativação (Activation Keys) são normalmente entregues até dois (5) dias úteis após confirmação do pagamento.

 

c) Face à sua volatilidade, as chaves de ativação não podem ser disponibilizadas pelo produtor do software sem que haja confirmação antecipada do pagamento.

d) A Tabela de Preços destas licenças (iMindMap e DropTask) é, geralmente, publicada trimestralmente, podendo ser disponilizada a pedido dum cliente e sempre que tal se justifique.

 

e) O software iMindMap é vendido em duas versões: Home&Student e Ultimate e Ultimate Plus e em unidades individuais ou multi-packs (excepto Ultimate Plus), com descontos de volume, para uso individual, corporativo ou educação.

 

f) As versões específicas para o meio académico (Educação)  têm o seu fornecimento sujeito à apresentação dos comprovativos exigidos pelo fabricante e indicados pela UpSideUp ao Cliente e à aprovação final por parte da OpenGenius. A UpSideUp tudo fará para prestar os esclarecimentos necessários à OpenGenius, com vista a demonstrar a elegibilidade de cada entidade candidata a estas licenças com preços especiais.

g) O software DropTask é comercializado em modelo de subscrição anual e terá a sua tabela de preços publicada a partir de 2 de abril de 2019 (data de início de comercialização em Portugal).

 

10. Licenças de software da marca Nevron Software (MyDraw)

 

a) Todos os produtos da marca Nevron Software - Mydraw, representada e distribuída em Portugal pela UpSideUp, deverão ser pagos antecipadamente, no ato da encomenda.

 

b) As chaves de ativação são normalmente entregues até dois (2) dias úteis após confirmação do pagamento.

 

c) Face à sua volatilidade, as chaves de ativação não podem ser disponibilizadas pelo produtor do software sem que haja confirmação antecipada do pagamento.

 

d) A Tabela de Preços destas licenças é, geralmente, publicada trimestralmente, podendo ser disponilizada a pedido dum cliente e sempre que tal se justifique.

 

e) Existem versões específicas para Educação (Student, Teacher, Classroom), estando o seu fornecimento sujeito à apresentação dos comprovativos exigidos pelo fabricante e indicados pela UpSideUp ao Cliente e à aprovação final por parte da Nevron Software - MyDraw. A UpSideUp tudo fará para prestar os esclarecimentos necessários à Nevron Software, com vista a demonstrar a elegibilidade de cada entidade candidata a estas licenças com preços especiais.

 

f) Uma licenças Nevron-MyDraw pode ser instalada em Apple com MacOS ou em PC com Windows, conforme a versão adquirida.

 

g) As aquisições em quantidades (mesma encomenda, mesma entidade) beneficiam de descontos de quantidade (a definir pela UpSideUp, consoante o histórico de cada cliente - prazos habituais de pagamento, cliente noutras áreas, etc.):

- 3 a 4 unidades: desconto máximo até 10%

- 5 a 9 unidades: desconto de 10%, até máximo de 20%

- 10 a 19 unidades: desconto de 20%, até máximo de 30%

- 20 ou mais unidades: desconto de 30%, até máximo de 40%

 

11. Soluções de Digital Signage / Corporate TV (entregues sob a marca UpSquare ou UpSideUp)

 

A UpSideUp concebe, produz e fornece soluções completas de sinalização, de informação ou de publicidade digital local (Digital Signage) ou de televisão corporativa (Corporate TV), através das marcas UpSquare®, UpSquare-Digital® e UpSideUp®.

 

Estas soluções podem incluir fornecimento de hardware e software e sua instalação, serviços de desenvolvimento de conteúdos digitais e outros, serviços de suporte e manutenção aplicacional e dos conteúdos. Sempre que necessário poderão também ser efectuadas obras de adaptação, de acabamentos ou de melhoramento de espaços, bem como produzidos e fornecidos diversos tipos de suportes, à medida das necessidades, para colocação dos meios digitais. Pode ainda ser feita a comercialização de publicidade.

 

Todas as peças de hardware comercializadas pela UpSideUp (por exemplo: Écrãs ou Televisões, Painéis de LED, Computadores, Routers, Cabos, etc.) estão sujeitas aos termos de Garantia dos respetivos fabricantes e a assistência técnica, em caso de qualquer avaria, deve ser solicitada diretamente, pelo Cliente ao Fabricante, podendo a UpSideUp apoiar na comunicação ou na resolução de problemas específicos, quando para tal tenha sido celebrado contrato entre o Cliente e a UpSideUp que preveja esse tipo de serviços.

 

A UpSideUp tem contratos de representação, de revenda ou de distribuição, diretos ou indiretos, exclusivos ou não, assim como contratos de prestação de serviços ou de parceria com diversas empresas para a generalidade dos produtos e serviços fornecidos nesta área de atividade (exemplos não exclusivos nem vinculativos: Adalides, LG, ParagemÚnica, Brema, etc.).

Assim, em qualquer projeto é possível que os produtos sejam entregues ou instalados por parceiros UpSideUp, sendo essa informação previamente transmitida ao Cliente.

 

Em relação aos conteúdos produzidos e a produzir para os nossos Clientes aplicam-se as condições expressas nos pontos 2. (vídeos) e 3. (imagens estáticas) desta Cláusula 8ª, excepto quando outras condições, mencionadas nos contratos celebrados com os nossos Clientes, se sobreponham ao que é referido nestes pontos 2. e 3. da Cláusula 8ª.

 

 

12. Palestras e Dramatizações

 

a) Este trabalho obedece a um processo que é explicado ao Cliente, sendo fundamental o respeito pelo mesmo como forma de garantir o sucesso da sessão.

 

b) Este serviço deverá ser adjudicado com um mínimo de seis semanas de antecedência, ou com a antecedência indicada na proposta da UpSideUp.

 

c) O Cliente deverá informar a UpSideUp, com um mínimo de um mês de antecedência, sobre o tema e os objetivos específicos da Palestra ou da Dramatização.

 

d) Deverá ser facultada à UpSideUp, à data de ajudicação, ou em data a indicar pela UpSideUp, informação sobre os participantes, mensagens e informações a passar, bem como deve ser definido o estilo a incutir (muito sério, sério, motivacional, alerta, descontraído, interativo, algum humor, fortemente humorístico, etc.).

 

e) A Palestra ou a Dramatização podem ser feitos exclusivamente por colaborador ou colaboradores, permanentes, eventuais ou parceiros da UpSideUp, ou conjuntamente entre colaborador(es) da UpSideUp e do Cliente. No caso da Palestra ou Dramatização contar com a participação em "palco" de colaboradores do Cliente, o Cliente e estes comprometem-se a participar nos ensaios determinados pela UpSideUp e a colaborar ativamente, na medida do necessário, de acordo com o Plano de Trabalho apresentado em fase de proposta e com o Cronograma que venha a ser definido pela UpSideUp após adjudicação do serviço.

 

f) Caso o serviço inclua o desenvolviemnto de elementos visuais, antes ou durante a Palestra ou Dramatização, o Cliente deve informar a UpSideUp, até duas semanas antes da realização do serviço, sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar nos visuais a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:

- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);

- Cor ou cores aproximadas;

- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);

- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);

- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);

- Quaisquer outros específicos do Cliente.

Não sendo prestada qualquer informação a UpSideUp será livre de criar de acordo com o que lhe pareça mais adequado.

 

g) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar, na base de todos os materiais visuais produzidos, a seguinte referência "Visuals by UpSideUp.pt 2017" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda os visuais sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento. Exceptuam-se visuais ou templates cuja concepção seja propriedade UpSideUp e, nesse casos, os materiais terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".

 

 

Cláusula 9ª - Notas finais e direito de autor

 

 

Grande parte dos trabalhos desenvolvidos pela UpSideUp para os seus Clientes têm uma componente criativa, pelo que é importante, na fase de negociação, que o Cliente determine com clareza o fim ou fins para os quais pretende utilizar o que encomendar à UpSideUp, pois as propostas da UpSideUp e as respetivas cotações financeiras são produzidas em função de diversos factores, entre os quais se consideram o esforço de desenvolvimento, a valorização da componente criativa e a utilização que irá ser dada aos trabalhos produzidos (ideias originais e produtos físicos ou digitais, por exemplo).

 

1. Sobre a fase de esboço: Todos os esboços, desenhos, fotografias, grafismos, infografias, vídeos, registos sonoros, estruturas para formação, ideias para vídeos, materiais de comunicação, eventos, palestras ou dramatizações ou quaisquer outros desenvolvidos pela UpSideUp e utilizados em fases de interacção com o cliente - por exemplo para efeitos de aprovação de propostas - são propriedade da UpSideUp e não podem ser utilizados pelo cliente para qualquer fim sem autorização escrita da UpSideUp.

 

2. Sobre a componente criativa: Todos os serviços ou produtos desenvolvidos a pedido do Cliente e que contenham uma componente criativa são propriedade exclusiva da UpSideUp até à integral liquidação das faturas correspondentes à prestação desse serviço.

 

3. Sobre propostas não adjudicadas: Sempre que a UpSideUp desenvolva ideias para serviços, palestras, dramatizações ou eventos de qualquer natureza ou produtos físicos ou digitais e que os apresente como proposta a qualquer Cliente, essas mesmas ideias para serviços ou produtos nunca poderão ser utilizados nem adaptados pelo Cliente, caso não contrate os serviços da UpSideUp para os executar, sob pena de ter que os liquidar na totalidade à UpSideUp.

 

4. Sobre propostas adjudicadas: Sempre que a UpSideUp desenvolva ideias para serviços, idealize eventos de qualquer natureza, crie símbolos, logotipos, personagens, caricaturas ou mascotes, crie imagens originais em vídeo ou em produtos estáticos, ou quaisquer outros produtos físicos ou digitais e que o Cliente adjudique a sua produção ou execução, o Cliente apenas poderá utilizar o resultado entregue para o fim que tenha previamente sido definido e negociado devendo, no caso de os querer utilizar ou adaptar para quaisquer outros fins, solicitar autorização por escrito à UpSideUp, que poderá:

 

a) autorizar por escrito a sua utilização, para o fim que o cliente indique, ou não, ou;

 

b) apresentar ao Cliente proposta para esse efeito ou para desenvolver a ou as adaptações que considere adequadas ao fim indicado pelo cliente.

 

FIM