© 2011-2019 UpSideUp® e UpSquare®, marcas e iniciativas UpSideUp.pt     |    SITE EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO

_ código de ética _

Código de Ética UpSideUp

versão 1.0, em vigor desde 2 Janeiro 2012

 

Este Código de Ética define a conduta dos colaboradores da UpSideUp CCDTI, Lda., internos ou externos, individuais ou elementos empregados ou colaboradores de parceiros da UpSideUp - quando ao serviço da UpSideUp, em qualquer atividade relacionada com os seus clientes, potenciais clientes, fornecedores, outros colaboradores, bem como com  quaisquer pessoas ou entidades relacionadas com ou interessadas na atividade da UpSideUp e com o público em geral.

 

Os colaboradores da UpSideUp comprometem-se, de sua livre vontade, a cumprir estes princípios.

 

1º. Princípio do entendimento do nosso Mantra: See. Learn. Innovate.

 

See (ver), pois a comunicação visual é para nós fundamental. Tudo o que fazemos tem por base uma forte componente de comunicação baseada na visão, pois a maior parte das pessoas apreendem melhor a informação desta forma.

Learn (aprender), pois acreditamos na aprendizagem contínua ao longo da vida, misto de formal e informal, para nós próprios assim como para todos.

Innovate (inovar), como somos criativos e trabalhamos com parceiros criativos, queremos ver as coisas acontecer. Pensar e ser criativo é bom se isso nos levar à acção, à mudança e à inovação. Estamos decididos a trabalhar para o crescimento, nosso e dos nossos clients e parceiros.

 

2º. Princípio do respeito pelos Valores "EPIC" que defendemos

 

1. Ética: A ética é para nós intransigível, sendo no entanto muito mais que um valor. É um conjunto de valores, de que destacamos em especial a Integridade, a Honestidade, a Justiça, a Responsabilização, o Respeito pelos outros, Manter as Promessas, a Confiablilidade, a Excelência, a Aprendizagem contínua e o Mentoring.

2. Persistência: Para nós representa a Continuidade, ao não desistir facilmente e também como propriedade de uma relação contínua e prolongada no tempo, com os nossos colaboradores, colegas, clientes e parceiros de forma geral.

3. Inovação: Este é de facto um valor importante, pois é por ele que trabalhamos. Entendemo-lo como o ato da Criação (de um novo processo, negócio, imagem, dispositivo, competência, atitude, relação, etc.) resultante do conhecimento, do estudo e da experimentação. Batemo-nos pela inovação, desde a ideia à execução.

4. Compromisso: É fundamental, pois é a base de uma relação sólida, estabelecida e mantida através do comprometimento e da confiança, como traços predominantes de uma Fixação no Objectivo, sincera e firme, com muita Energia e Dedicação.

 

3º. Princípio da Competência Profissional e como a garantir

 

1. Os colaboradores da UpSideUp agem sempre de forma ética e profissional, de acordo com as necessidades dos seus clientes e de acordo com os últimos desenvolvimentos e metodologias na sua área profissional, trabalhando de forma multidisciplinar.

2. Os colaboradores da UpSideUp só aceitam tarefas para as quais têm conhecimentos profissionais necessários e experiência. Caso sintam, em determinadas situações, que as suas capacidades não são suficientes, contactarão o seu coordenador na UpSideUp para solicitar o suporte de um outro colaborador especialista.

3. Os colaboradores da UpSideUp mantém e atualizam os seus níveis de conhecimentos, requeridos para as suas atividades, através de aprendizagem constante em todos os sectores da sua profissão e, desta forma, para que os seus conhecimentos constituam uma mais valia acessível aos clientes da UpSideUp em que prestem serviços.

4. Os colaboradores da UpSideUp participam na livre troca profissional de ideias com outros colaboradores da UpSideUp, ajudando deste modo a aumentar o nível geral de conhecimento e competência da UpSideUp.

 

4º. Princípio da Colisão de Interesses e como a evitar

 

1. Todos os colaboradores da UpSideUp informam imediatamente o seu coordenador sempre que se tornem cientes de algum conflito de interesses, para que a UpSideUp possa decidir de que forma deve, ou não, continuar a ser prestado o serviço em causa.

2. Os colaboradores da UpSideUp terminam as suas atividades de imediato caso exista a ameaça de estarem envolvidos nalguma atividade ilegal, desonesta, desleal ou incorrecta de qualquer forma.

3. Os colaboradores externos da UpSideUp informam imediatamente o seu coordenador sempre que se tornem cientes de algum conflito de interesses, entre a atividade da UpSideUp e outras atividades que eventualmente desenvolvam, individualmente ou para quaisquer outras entidades, a fim de que a UpSideUp possa decidir de que forma deve, ou não, continuar a ser prestado o serviço em causa.

 

5º. Princípio da Lealdade e como a assegurar

 

1. Os colaboradores da UpSideUp relacionam-se entre si numa maneira amigável e leal com atenção para com a imagem dos seus colegas, com a imagem da UpSideUp e com a imagem da sua profissão. Acusações ou comentários, falsos ou irreflectidos, acerca de um colega, de um cliente, de um parceiro ou da UpSideUp, são contra a ética da profissão – um dos valores que defendemos.

2. No caso de conflitos entre colaboradores da UpSideUp ambas as partes se esforçarão para atingirem um acordo amigável ou recorrerão à mediação da UpSideUp. No caso de eles considerarem a ação judicial contra um colega, devem informar a UpSideUp antecipadamente e dar-lhe a oportunidade de arbitrar e resolver a questão amigavelmente.

 

6º. Princípio da Confidencialidade e como a respeitar

 

1. Os colaboradores da UpSideUp tratam toda a informação obtida durante a sua atividade profissional com estrita confidencialidade, a menos que uma lei válida ou um princípio legal requeira uma qualquer exceção. Isto aplica-se também entre os colaboradores da UpSideUp.

2. Esta obrigação de confidencialidade aplica-se mesmo depois da relação de colaboradores da UpSideUp terminar, por um período mínimo de 5 anos.

3. Uma exceção poderá ser feita somente quando autorizada por escrito pela UpSideUp ou pelo cliente.

 

7º. Princípio da Concorrência Desleal e como a evitar

 

1. Os colaboradores da UpSideUp não oferecem os seus serviços livres de custos, excepto para fazer ofertas pontuais a Clientes e quando assim definido e acordado com a UpSideUp, ou num período em que se encontrem em fase de experiência.

2. Os colaboradores da UpSideUp respeitam os direitos de autor quanto às ideias e publicações da UpSideUp, dos seus colegas, parceiros e clientes e só usam estes materiais indicando as fontes e quando devidamente autorizados.

3. Os colaboradores da UpSideUp recomendam, no caso de necessidade profissional, colegas para os seus clientes só no caso de eles poderem avaliar exatamente as aptidões profissionais do colega. Devem recomendar sempre colaboradores da UpSideUp ou deixar ao critério do seu coordenador ou da gerência da UpSideUp a recomendação de terceiras entidades.

4. Nenhum colaborador externo ou parceiro da UpSideUp deve, por qualquer processo, procurar conquistar clientes, parceiros ou colaboradores, internos ou externos, da UpSideUp.
 

8º. Princípio da não publicidade inapropriada e como o evitar

1. Os colaboradores internos da UpSideUp só fazem publicidade adequada à UpSideUp, à sua profissão e à obrigação de lealdade para com os seus colegas. Com a sua publicidade, devem promover a sua profissão, a UpSideUp e os seus serviços e produtos.

2. Os colaboradores da UpSideUp abstém-se de usar publicidade desleal e enganosa. Apresentam as suas qualificações corretamente e honestamente tendo em atenção a sua experiência e capacidades. A sua promoção é baseada no seu nível atual de qualificação.

 

9º. Princípios Finais em relação ao próprio Código de Ética

 

1. Os colaboradores da UpSideUp têm de se manter informados acerca deste código de ética e dos princípios profissionais estabelecidos pela UpSideUp e comprometerem-se com eles. Não podem referir desconhecimento ou ignorância.

2. Qualquer emenda ou aditamento a este código de ética e a estes princípios será anunciada por escrito aos colaboradores da UpSideUp. Os colaboradores da UpSideUp devem manter-se permanentemente atualizados em relação às actividades e oferta da UpSideUp assim como em relação às competências profissionais que utilizam ao serviço da UpSideUp.