Performance é Desempenho?
Para fechar o ano de 2015 escolhemos o tema “desempenho”, pois é algo que acreditamos ser fundamental, algo que cada um de nós deve ter brio e orgulho, algo imprescindível para a sua performance e para a pe rformance da sua empresa e, consequentemente, do seu País ou da
economia em que participa.
Então mas, “performance” e “desempenho” não são a mesma coisa?
A verdade é que muitas vezes os conceitos aparecem misturados ou confundidos, por isso, antes de avançarmos na leitura, parece-me útil esclarecer, com a ajuda do dicionário Priberam.
“Desempenho” é o ato de desempenhar, cumprimento, resgate ou modo de desempenhar.
“Performance” (palavra da língua inglesa que significa execução) é o resultado obtido em cada uma das exibições em público, o conjunto dos resultados obtidos num teste ou mesmo a prestação desportiva.
Embora estes conceitos estejam intimamente ligados, percebe-se facilmente que o desempenho é a execução ou o caminho para a performance, ou o que resulta dessa execução. Bom desempenho no caminho equivale à obtenção de uma boa performance no fim!
De que forma as organizações, públicas ou privadas, podem tomar atenção ao tema? Devem estar focadas na sua performance ou no desempenho individual e coletivo dos seus colaboradores? Mais uma reflexão que me leva a acreditar que, tratemos de qualquer aspeto que seja, para obtermos desenvolvimento organizacional (OD) o foco primário tem que estar nas pessoas.
Para um bom desempenho é fundamental a aquisição e atualização de competências técnicas e , um ambiente colaborativo, inovação adequada à área de atividade, adaptação das tecnologias às pessoas e vice-versa e a criação de condições diversificadas que permitam a motivação individual e o forte empenho de cada colaborador.
Se cada empresa criar as condições para um bom desempenho individual vai decerto obter a tão desejada performance coletiva e ser uma empresa de sucesso.
Desempenhemos o nosso papel.
Comments