Daniel Lança Perdigão
Os desafios da formação para os desafios de hoje
É curioso como a vida é composta por desafios sucessivos. Se assim não fosse muitos de nós nem se sentiriam motivados.
É interessante procurar perceber se a formação para os profissionais das empresas continua a colocar desafios.
Um dos fatores que destaco é a necessidade de assegurar que a formação não te torna em mais uma ocupação aparentemente inútil, para complicar a vida profissional ocupada que todos sentimos nos dias de hoje
A formação, para se manter interessante, requer atualização permanente, adaptação das tendências, adoção e incorporação de novos conceitos e teorias e total adaptação ao que os formandos querem e precisam, para ser útil de facto a quem contrata e para assegurar também o sucesso de quem a presta.
Destaco o significado de “interessante”: Importante; merecedor de atenção; que provoca interesse; que não é entendiante nem monótono.
Para que algo seja interessante tem que ser percepcionado como importante, merecer atenção e provocar interesse – sendo ativo, dinâmico e gerador de participação. Para não ser monótono basta perceber que isso significa “mono tom”, logo tem que ser diferente de tudo o que já se viu, o que requer imaginação e inovação permanente e verdadeira.
Poder-se-ia dizer que este é um desafio para os formadores, mas se a satisfação desta necessidade dos formandos não for algo natural e evidente para um formador então este não exerce a sua função com paixão e facilmente cai na monotonia – e refiro-me às relações formador-formando, da mesma forma que esse impacto existe numa relação de casal – para que a chama se mantenha acesa!
Claro que a paixão tem que ser complementada com dedicação, investigação e permanente atualização. É fundamental que o formador crie ou influencie os conteúdos e os suportes visuais da formação que vai ministrar.
Um ambiente interessante e propício à formação e em paralelo rentável para as empresas e desafiador para todos deve ser o mais possível variado, fortemente participativo, planeado e adequado a cada empresa e a cada realidade e entregue por formadores que sejam conhecedores e entusiastas em relação ao tema e aos conteúdos.
Para enfrentar o desafio de passar a mensagem é preciso começar por acreditar!
Daniel Lança Perdigão, Visual Improvement Agent, UpSideUp.pt
Comments