FAST – Os 7 passos para uma Formação como Aposta Segura no Tempo
É curioso como as ideias pré-concebidas ou algumas crenças nos traem com tanta facilidade (refiro-me às pessoas em geral).
Ainda esta se
mana estava a falar com um amigo que me dizia, que na empresa onde trabalha, tinha estado uma empresa a dar formação de vendas – “…um pouco desajustada da nossa realidade…”, disse-me, “…mas que até foi interessante pois fez-nos pensar em conceitos que conhecemos, mas dos quais muitas vezes não nos recordamos.”.
Esta conversa levou-me a fazer uma retrospectiva a formações recentes que tenho dado e a revisitar feedback de outros formadores nossos, e de facto recebemos, ocasionalmente, comentários desse tipo – muitas vezes no início e que se vão invertendo ao longo da formação.
Outro exemplo curioso – este também muito recente – vem de um participante que me dizia (quando lhe perguntei quais as suas expectativas para a formação – e perguntei porque o encontrei com uma postura de desinteresse) que não fazia a mínima ideia, pois tinha sido obrigado a participar.
Felizmente conseguimos inverter estas situações porque utilizamos muito cuidado na forma, fazemos uma preparação cuidadosa, usamos uma aproximação multissensorial, fazemos um alinhamento de expectativas e promovemos o envolvimento e a interação dos participantes do princípio ao fim de cada ação de formação.
Quando falamos de formação em áreas mais comuns, como por exemplo em Vendas, é comum – enquanto formandos – não nos revermos exatamente na metodologia em causa [a nossa é o MindSelling QBS 3.0], muitas vezes nem mesmo numa que tenha sido desenvolvida especialmente para a empresa em que trabalhamos. A pergunta é “porquê”.
Parece óbvio que cada pessoa, na função que desempenha na sua organização, ganha habituação à forma como faz e sempre que alguém procura mostrar uma metodologia, nova ou antiga, tudo parece um pouco desajustado. Como se formos fazer aulas de condução quando já conduzimos há muitos anos – nada faz sentido! Dar a curva a 90º? Ligar o indicador de mudança de direção e olhar ao espelho? Alinhar o carro de trás a um terço do retrovisor para estacionar em paralelo? Nada parece fazer sentido…
A verdade é que o importante é que uma formação seja uma aposta segura no tempo. Na maior parte dos temas não é necessário que os participantes memorizem os nomes das metodologias, quantos passos tem um determinado processo ou qual a bibliografia.
Uma formação é tanto mais um bom investimento quanto mais os conceitos são “absorvidos” pelos formandos, de uma forma natural e que nem se nota, mas que fica para mais tarde aplicar, sem pensar.
Assim, o que recomendamos?
7 simples passos para o sucesso de uma ação de formação:
Conhecer bem a empresa cliente;
Conhecer bem o perfil dos participantes;
Definir com clareza âmbito e objetivos da formação;
Preparar toda a formação em conformidade;
No início da formação alinhar bem as expectativas;
Fazer uma formação diferente;
Executar com paixão.
Com estes 7 passos, que deverão contemplar uma preparação com bastante antecedência, as tais ideias pré-concebidas e algumas crenças de que a formação não vai funcionar, porque é mais do mesmo ou desajustada, vão-se desvanecer rapidamente.
Fica assim garantida uma formação FAST!
Daniel Lança Perdigão, Improvement Agent, upsideup.pt
Comments