• Daniel Lança Perdigão

FAST – Os 7 passos para uma Formação como Aposta Segura no Tempo

É curioso como as ideias pré-concebidas ou algumas crenças nos traem com tanta facilidade (refiro-me às pessoas em geral).

Ainda esta se

Esta conversa levou-me a fazer uma retrospectiva a formações recentes que tenho dado e a revisitar feedback de outros formadores nossos, e de facto recebemos, ocasionalmente, comentários desse tipo – muitas vezes no início e que se vão invertendo ao longo da formação.

Outro exemplo curioso – este também muito recente – vem de um participante que me dizia (quando lhe perguntei quais as suas expectativas para a formação – e perguntei porque o encontrei com uma postura de desinteresse) que não fazia a mínima ideia, pois tinha sido obrigado a participar.

Felizmente conseguimos inverter estas situações porque utilizamos muito cuidado na forma, fazemos uma preparação cuidadosa, usamos uma aproximação multissensorial, fazemos um alinhamento de expectativas e promovemos o envolvimento e a interação dos participantes do princípio ao fim de cada ação de formação.

Quando falamos de formação em áreas mais comuns, como por exemplo em Vendas, é comum – enquanto formandos – não nos revermos exatamente na metodologia em causa [a nossa é o MindSelling QBS 3.0], muitas vezes nem mesmo numa que tenha sido desenvolvida especialmente para a empresa em que trabalhamos. A pergunta é “porquê”.

Parece óbvio que cada pessoa, na função que desempenha na sua organização, ganha habituação à forma como faz e sempre que alguém procura mostrar uma metodologia, nova ou antiga, tudo parece um pouco desajustado. Como se formos fazer aulas de condução quando já conduzimos há muitos anos – nada faz sentido! Dar a curva a 90º? Ligar o indicador de mudança de direção e olhar ao espelho? Alinhar o carro de trás a um terço do retrovisor para estacionar em paralelo? Nada parece fazer sentido…

A verdade é que o importante é que uma formação seja uma aposta segura no tempo. Na maior parte dos temas não é necessário que os participantes memorizem os nomes das metodologias, quantos passos tem um determinado processo ou qual a bibliografia.

Uma formação é tanto mais um bom investimento quanto mais os conceitos são “absorvidos” pelos formandos, de uma forma natural e que nem se nota, mas que fica para mais tarde aplicar, sem pensar.

Assim, o que recomendamos?

7 simples passos para o sucesso de uma ação de formação:

  1. Conhecer bem a empresa cliente;

  2. Conhecer bem o perfil dos participantes;

  3. Definir com clareza âmbito e objetivos da formação;

  4. Preparar toda a formação em conformidade;

  5. No início da formação alinhar bem as expectativas;

  6. Fazer uma formação diferente;

  7. Executar com paixão.

Com estes 7 passos, que deverão contemplar uma preparação com bastante antecedência, as tais ideias pré-concebidas e algumas crenças de que a formação não vai funcionar, porque é mais do mesmo ou desajustada, vão-se desvanecer rapidamente.

Fica assim garantida uma formação FAST!

Daniel Lança Perdigão, Improvement Agent, upsideup.pt

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